CÃO DE BUSCA E SALVAMENTO DO CBMPA CONQUISTA LUGAR DESTAQUE EM CURSO A NÍVEL NACIONAL
Publicado: 25 de março de 2024 - Hora: 16:14

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CÃO DE BUSCA E SALVAMENTO DO...
CÃO DE BUSCA E SALVAMENTO DO CBMPA CONQUISTA LUGAR DESTAQUE EM CURSO A NÍVEL NACIONAL

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participaram no período de 11 a 15 de março, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, do Curso de Mantrailing (localização por odor específico), realizado pelo Grupamento de Busca e Resgate – Brasil (GBR Brasil). A especialização contou ainda com a participação dos Corpos de Bombeiros Militares do Ceará, Sergipe e Maranhão, bem como as Polícias Civil e Penal.

O CBMPA foi representado pelos bombeiros, 3º Sargento QBM Inêz, 3º Sargento QBM Isabela e o Cabo QBM Holanda, militares especialistas em busca e resgate com cães, pertencentes ao Núcleo de Ações com Cães da Corporação. A equipe teve destaque após o excelente desempenho da cadela Raya em todas as provas nas quais foi submetida. Ao final do curso Raya recebeu o certificado no nível 1 (um) por meio do GBR, pelo exemplo de dedicação e habilidade demonstrada durante as atividades propostas.

A Sagento Inêz, tutora da cadela Raya, médica veterinária e cinotécnica formada no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, fala sobre a sensação de poder acompanhar os reflexos positivos, gerados através de muito trabalho e dedicação na área do treinamento com cães, principalmente depois destes ótimos resultados:

“É uma grande satisfação poder enxergar os resultados positivos do nosso trabalho, conquistados com muito esforço, nesta área tão específica que é o treinamento com cães. É difícil descrever a emoção ao recordar de cada tempo investido, que hoje se transforma em resultados cada vez melhores. É mais do que celebrar o sucesso da Raya neste curso, mas é celebrar a jornada de aprendizado trilhada até aqui. Agradeço imensamente pelo apoio da nossa instituição, na pessoa do Comandante-Geral. Não tenho nem palavras para descrever a importância dessa base.”

E completa:

“Nosso próximo objetivo agora é a certificação nacional pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), pois é essa certificação que vai nos dar a chancela que comprova que estamos prontos para o trabalho.”

O CBMPA e CEDEC acreditam que o êxito alcançado no curso e, consequentemente, na certificação, é reflexo de um trabalho contínuo e árduo, conquistados depois de intensos treinamentos e dedicação por parte dos especialistas envolvidos. Este evento não só fortaleceu os laços entre as instituições de segurança pública participantes, como também ressaltou a importância do treinamento especializado para o desempenho eficaz em situações de busca e resgate e para melhor servir a Sociedade.

Texto: Ascom do CBMPA. 

Skip to content