Cadetes do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizam visita à cidade de Castanhal
Publicado: 21 de agosto de 2019 - Hora: 08:24

5. Cadetes do 3º ano do Curso...

No último dia 09 de agosto, o 3º ano do curso de formação de Oficiais Bombeiros Militar fez uma visita à cidade de Castanhal, supervisionada pelos Capitães Ribeiro e Ísis, além dos Sargentos Caetano e Marco Antônio. Durante a viagem, foi feita uma visita ao quartel do 2º – Grupamento Bombeiro Militar e a fábrica da empresa Mariza Alimentos.
Durante a parte matutina do dia, o CFOBM foi recebido pelo comandante Tenente Coronel Farias, e subcomandante Major Thiago, da Unidade Bombeiro Militar (UBM). Houve instruções a respeito da rotina da Unidade do 2º GBM, contando com o Capitão Micaias, que abordou a respeito do funcionamento do serviço de segurança contra incêndio e emergência nesta UBM, com o Capitão J. Ferreira, que relatou a respeito de sua experiência sobre como é ser chefe de uma unidade do interior do estado, e por fim com o Tenente Cláudio, que mostrou as viaturas pertencentes ao quartel e realizou uma prática com as mesmas.
Para o Cadete Ramon Sousa, “foi uma experiência muito válida na formação dos oficiais. Acredito que tais visitas servem para fortalecer a relação de trabalho, pois aproxima os diversos métodos aprendido com a prática do dia a dia. Para mim, foi muito importante o comentário do Coronel farias, onde foi destacado que não éramos apenas visitantes e que pertencemos àquela UBM. Tal atitude só vem a fortalecer a corporação. Pessoalmente, ser recebido por um oficial formado em uma turma anterior mostra que já está havendo uma integração, onde as parcerias de trabalho se mostram muito frutíferas e profissionais”.
O quartel do 2º GBM tem como área de atuação os municípios de Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, Terra Alta e Vila do Apeú. De acordo com o sistema de cadastro de ocorrências do Corpo de Bombeiros, desde o início do ano, a unidade, já atuou em 1557 ocorrências, sendo divididas em Incêndios (38), Salvamentos (10), Atendimentos Pré-Hospitalar (655), Prevenções e Auxílios (854). Além de atuar na resposta, ela também atua na área prevencionista, regulando o funcionamento de estabelecimentos, no que se refere ao sistema de segurança contra incêndio e emergências, de acordo com as normas em vigência, através de vistorias, análises de projeto e entre outros processos. Para tanto, o grupamento conta com viaturas de combate a incêndio, de salvamento, de resgate e administrativas.
Durante a parte vespertina do dia, os militares foram conduzidos à empresa Mariza Alimentos para uma visita técnica, objetivando a análise das medidas de segurança contra incêndio da mesma e conhecimento do sistema hidráulico. A visita foi acompanhada pelo técnico de segurança do trabalho da empresa, Senhor Flávio e pelo Capitão Micaias, pertencente ao 2º GBM – Castanhal.
Para o Cadete Lincoln, “A visita técnica para reconhecimento da empresa Mariza junto com seu sistema de proteção contra incêndio e emergência foi de extrema importância, tendo em vista que a cidade de Castanhal é um dos lugares que os futuros aspirantes da turma 14 poderão estar, logo essa visita contribuiu muito para reconhecimento da região bem como mapeamento de risco”.