Bombeiros reforçam segurança na ilha do Mosqueiro
Publicado: 1 de agosto de 2017 - Hora: 10:56

5. Bombeiros reforçam segurança na ilha do...
Bombeiros reforçam segurança na ilha do Mosqueiro

O sol e a maré alta marcaram o sábado (29) na ilha do Mosqueiro. Nesse cenário, o serviço dos militares do Corpo de Bombeiros do Pará (CBMPA) esteve a disposição dos banhistas nas principais praias do local. Os bombeiros estavam equipados com materiais de salvamento aquático e de primeiros socorros para atender as ocorrências nas praias do Ariramba; Bispo; Murubira; Marahú; Paraíso; Baia do Sol; Farol e Chapéu Virado.

Bandeiras de sinalizações de perigo, distribuições de pulseiras de identificações para crianças e orientações de prevenção de acidentes são algumas das ações que estão sendo realizadas por 80 homens do Corpo de Bombeiros neste último final de semana de julho.

“Nossa orientação é para os banhistas procurarem de imediato a barraca dos bombeiros para verificar a melhor área de banho; verificar as áreas que estão sinalizadas com bandeiras vermelhas de perigo; identificar as crianças com pulseiras; não permitir que as crianças fiquem dispersas na areia e na água. Também os veranistas devem ter cuidado com a brincadeira de pipas com linhas enceradas, pois oferece risco de acidente”, disse o auxiliar da coordenação do serviço dos guarda vidas na praia do Chapéu Virado, Capitão Aluiz Rodrigues.

A banhista Blenda de Lima seguiu as orientações e levou seu filho de quatro anos para ser identificado com a pulseira na barraca dos bombeiros. “Esse serviço é muito bom, porque se a criança se perder, o contato que tem na pulseira ajuda a encontrar seu responsável”, comentou.

De acordo com o Capitão Abdolins Corrêa Xavier, que está coordenando o serviço de guarda vidas em Mosqueiro, o número de público nos finais de semana das férias escolares está variando entre trinta e quarenta e cinco mil pessoas, e a principal ocorrência é de ferroada de animais marinhos, principalmente de arraias e de peixe bagre.

O Comandante do Quartel de Mosqueiro e supervisor do serviço de guarda vidas, Major Ale Eder de Souza fez uma avaliação da Operação Verão dos bombeiros na ilha. “Estamos trabalhando desde o início da operação com um efetivo de qualidade e com uma postura proativa, e fechamos a primeira quinzena de julho com um resultado positivo para corporação, e pretendemos encerrar a segunda quinzena também com um bom resultado, e sem registro de afogamentos fatais”, frisou.

A veranista Elizete Joana, que estava aproveitando o dia ensolarado de sábado com uma amiga na praia do Farol, falou do trabalho dos bombeiros nesse período do ano. “Eles estão ajudando as pessoas com o trabalho preventivo, o que torna a praia mais tranquila, principalmente para aqueles que frequentam com crianças”, disse.

Nesse sábado (29) os bombeiros realizaram curativo em ferimento provocado por queimadura. Guarda Municipal, Policiais Militares, Policiais Civis, Agentes do Detran, Defesa Civil Municipal estão apoiando a Operação Verão dos Bombeiros em Mosqueiro. Além do trabalho da Defesa Civil Estadual, que apoia com o serviço de identificação das crianças e das áreas em desmoronamento, realizado pelos Sargentos Vieira, Odaci e Cabo Cunha.

Trânsito – A equipe da Assessoria de Comunicação dos bombeiros também atendeu uma ocorrência de acidente automobilístico na BR 316, próximo de Marituba. O acidente envolveu dois veículos e uma motocicleta. A colisão fez duas vítimas não identificadas que estavam na moto, uma senhora de aparentemente 50 anos que sofreu escoriações e seu filho que sofreu lesão no pé. A Unidade Resgate do CBMPA e Polícia Rodoviária Federal atuaram no resgate.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Sargento Carlos Cesar