Bombeiros Militares participam de curso de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais
Publicado: 29 de outubro de 2019 - Hora: 19:26

5. Bombeiros Militares participam de curso de...

No período de 21 a 25 de outubro de 2019, ocorreu um estágio no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN em São José dos Campos – SP, atividade foi desenvolvida como parte do Mestrado em Gestão de Risco de Desastres Naturais na Amazônia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. O evento foi criado em 2011 para monitorar e gerar alertas de desastres naturais no Brasil tendo atenção especial aos 958 municípios com mapeamentos de área de risco. A partir do trabalho desenvolvido no CEMADEN é possível mitigar os impactos de ameaças naturais como deslizamento, inundações, secas, incêndios florestais entre outros, subsidiando a tomada de decisões de várias autoridades públicas no Brasil. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará teve representantes no estágio, participaram os militares Coronel Reginaldo Pinheiro,  Major Esdras Lemos, Capitão Waulison Ferreira e o Soldado Carlos Alcolumbre. Segundo o Coronel Pinheiro, o CEMADEN é um importante órgão do governo federal que articula a comunicação de prováveis ocorrências de desastres com órgãos de Defesa Civil do país. “Essa graduação ocorre em todos os níveis de governo, tendo ainda, importante atuação na compreensão das causas e efeitos dos desastres naturais para as populações afetadas. No caso de incêndios florestais no Pará, o CEMADEN gera importantes informações que podem ser utilizadas para otimizar o gerenciamento das operações de combate ao fogo realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará.” Além dos quatro militares do CBMPA, participaram ainda alunos de outros Curso de Pós-Graduação da UFPA e alunos do Curso de Mestrado em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.