
O Pré-Carnaval, a clássica festa de rua mais esperada pelos paraenses, chegou com várias programações para os fins de semana até o dia 15 de fevereiro. Os blocos estão saindo às ruas atraindo vários foliões que, procurando diversão e uma boa música enquanto o Carnaval não chega, seguem o trajeto definido por cada bloco.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará – SEGUP está coordenando as ações integradas durante os eventos de pré-carnaval realizados na capital e região metropolitana de Belém, com o objetivo de garantir a segurança dos brincantes. Participando deste planejamento de proteção, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará integra aos órgãos do Estado que fazem a segurança dos foliões.
DICAS – Muitas crianças participam da diversão nesse período, e por isso, o Corpo de Bombeiros Militar orienta os responsáveis sobre cuidados que devem adotar para a segurança das crianças. O Capitão Leonardo Sarges, bombeiro militar do Comando operacional, orienta e dá 10 dicas de segurança para quem vai aproveitar a folia com as crianças:
- Levar água para manter os pequenos hidratados;
- Som alto pode agredir os ouvidos, o correto é manter distância desses aparelhos;
- Evitar exposição ao sol. Devido aos fortes raios solares, o indicado é passar o protetor solar mais adequado para o tipo de pele;
- Identifique as crianças;
- Verificar a segurança do ambiente, estar atento a tudo o que acontece ao redor;
- Crianças podem se perder: sempre marque um ponto de encontro com elas;
- É PROIBIDO o fornecimento de bebidas alcoólicas aos menores;
- Percebeu algo de errado? Ligue para o Disque Denúncia – 181 e 190;
- Em caso de incêndio ou emergência, acione o Corpo de Bombeiros – 193;
- Levar crianças para blocos com programação infantil.
ATENÇÃO: O Corpo de Bombeiros alerta que os blocos de Carnaval para adultos reúnem um público com grande aglomeração, e isso aumenta os índices de incidentes – e até acidentes durante o percurso.
SEGURANÇA – A operação de segurança da SEGUP ocorrerá durante todos os finais de semana que houver eventos. No total, serão empregados aproximadamente 300 agentes de segurança e 60 viaturas. Haverá ainda a fiscalização em casa de shows e ações preventivas e responsivas contra incêndios e outras emergências.
E LEMBRE-SE: Diversão segura é diversão garantida!
ASCOM CBMPA