Bombeiro Militar participa de curso de qualificação no estado de Goiás
Publicado: 13 de novembro de 2019 - Hora: 13:39

5. Bombeiro Militar participa de curso de...
Bombeiro Militar participa de curso de qualificação no estado de Goiás

A qualificação profissional é muito importante para os militares atuantes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Pensando nisso, a Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), em cumprimento a meta institucional do CBMPA de potencializar as habilidades profissionais dos integrantes da instituição, viabilizou atividade educacional de intercâmbio através de um processo seletivo interno, selecionando o soldado Sidney Sheldon, do 1º Grupamento de Busca e Salvamento (1º GBS), para se deslocar para Goiânia e participar do Curso de Salvamento em Altura promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.

Com duração de 2 meses (a partir de 09/09 até 08/11) e carga horária de 400 horas, a programação teve como objetivo capacitar os militares para que os mesmos possam exercer e levar a seus quartéis o ensino qualificado das técnicas e táticas de salvamento em altura.

Estiveram presentes no curso 44 militares de 8 estados (Pará, Rondônia, Ceará, Maranhão, Amapá, Acre, Rio Grande do Sul, SP FAB) onde há Unidades do CBM, iniciaram a programação com diversas atividades multidisciplinares como Nós e Amarrações, Fator de queda, Sistemas de multiplicação de força, Materiais de salvamento em altura, Sistemas de ancoragem seguros, Técnicas de Ascensão, Técnicas e táticas de descidas, Técnicas de descidas com vítimas em altura, Movimentação de macas, Plano inclinado (tirolesas), Resgate de suicidas, Resgate com escadas, Curso de abordagem técnica a tentativas de suicídio, entre outros.

Durante as provas finais, foi realizado uma prova teórica para saber quem estava apto ou inapto para receber o certificado de conclusão. Dos 44, apenas 40 Bombeiros se formaram, incluindo o Soldado Sheldon, que enfatiza a realização de concluir o curso com êxito.

“O curso foi bastante organizado. A equipe de instrução foi muito profissional e atenciosa. O CBMGO incentiva muito a participação no curso, já que é uma especialização  essencial deles, com estudos aprofundados, pesquisas, parcerias firmadas com setores de alturas, etc. Foi uma excelente oportunidade de acrescentar e aprimorar o campo da altura na minha vida, pois é uma área que gosto muito. Aprendi muita coisa no qual eu não conhecia, e pretendo dividir esse conhecimento com meus colegas e companheiros da minha Unidade, para adaptarmos a nossa realidade e condições de trabalho. É uma sensação de gratidão pelo incentivo que recebi dos meus colegas de quartel e militares antigos, no qual eu me espelhava.”

O CBMPA agradece ao CBMGO e a Academia de Ensino Bombeiro Militar – CAEBM de Goiás, pela iniciativa de profissionalizar militares de todo o Brasil e principalmente pela capacitação do Soldado Sheldon.

TEXTO: Igor Luz

FOTOS: Soldado Sidney Sheldon