BELÉM COMPLETA 407 ANOS
Publicado: 12 de janeiro de 2023 - Hora: 11:19

5. BELÉM COMPLETA 407 ANOS
BELÉM COMPLETA 407 ANOS

A Cidade de Belém, fundada em 12 de janeiro de 1616, completa nesta quinta-feira (12/01), 407 anos de sua fundação. A Capital Paraense, chamada por muitos de “cidade da chuva da tarde” (por ser a capital mais chuvosa do Brasil) e “cidade das mangueiras” (por causa do paisagismo de suas principais avenidas ser composto por esta espécie de árvore) é o município mais populoso do Pará.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) ao longo dos seus 140 anos de criação já teve por quatro vezes sua subordinação ao município de Belém. Destacando-se notadamente o período do Intendente Antônio Lemos que na sua longeva e frutífera gestão, além da modernização de Belém, valorizou, expandiu e modernizou o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por isso tornou-se, num merecido reconhecimento, o Patrono Estadual da Corporação.

A “Corporação de Lemos” atendeu milhares de ocorrências na cidade de Belém, dentre as quais destacamos: – o incêndio na Loja Bechara Mattar em 1995; – o grande incêndio de 2001 no assentamento Riacho Doce; – o desabamento do edifício Raimundo Farias que vitimou fatalmente 39 pessoas em 1987 e; – o naufrágio da “embarcação Dona Lourdes II”, em 2022, com 23 óbitos. Já as intervenções preventivas tem proporcionado cada vez mais segurança aos milhões de munícipes e as ações de defesa civil garantindo os direitos de seus cidadãos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendoria Estadual de Defesa Civil parabenizam a Capital Paraense pelo seu 407° aniversário e renovam seu compromisso, de vidas alheias riquezas salvar, com a sociedade belenense.