APÓS DOIS ANOS, CBMPA E CEDEC RETOMAM PROGRAMA ESCOLA DA VIDA (PEV) E REALIZAM AULA INAUGURAL NO QCG.
Publicado: 4 de abril de 2023 - Hora: 17:57

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. APÓS DOIS ANOS, CBMPA E CEDEC...
APÓS DOIS ANOS, CBMPA E CEDEC RETOMAM PROGRAMA ESCOLA DA VIDA (PEV) E REALIZAM AULA INAUGURAL NO QCG.

O Programa Escola da Vida (PEV) iniciou-se neste sábado (01), com a Solenidade da Aula Inaugural que foi realizada no Quartel do Comando Geral. Na oportunidade foram apresentadas à corporação, autoridades e convidados através de uma formatura aos moldes militares, os 210 alunos inscritos e suas famílias. O PEV que faz parte do rol de atribuições da corporação como ação de política pública, estará vinculado ao Programa Territórios pela Paz (Terpaz), através do acordo de cooperação técnica com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e será executado nas sete Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém com turma única de 30 alunos em cada Usina, matriculados de acordo com os critérios definidos no edital publicado em março de 2023. O público alvo nesta edição será de adolescentes entre 12 a 15 anos, moradores dos bairros alvo do programa Terpaz, matriculados em rede de ensino formal, estando em situação de carência sócio econômica e vulnerabilidade social.

A proposta do PEV é agregar às ações desenvolvidas pelo Estado uma abordagem lúdica motivacional, onde o público alvo se aproprie da essência disciplinar oriunda das atividades bombeiro militares e multiplique o conhecimento adquirido positivamente na sua comunidade.

Os familiares que estiveram presentes no evento não conseguiram conter a emoção e a alegria de participarem deste momento único na vida de seus tutelados. A Senhora Anne Sirley Rios Miranda, Mãe dos alunos do polo da Usina do Bengui, Lorranne Camila Miranda dos Anjos e do Lucas Henderson Miranda dos Anjos fala com satisfação:

“Esse momento para mim é muito especial, porque me emociona muito estar aqui fazendo parte desse Programa que é tão bom para o crescimento dos nossos filhos, não só dos meus filhos, mas de todas as outras famílias que aqui estão presentes. Então eu fico muito grata, aliás sou muito grata por tudo que estão fazendo por essas crianças e que continue sempre assim.”

O Programa surgiu da iniciativa de um grupo de militares do quartel da Cremação em 1993, que usava o campo do quartel para promover atividades recreativas aos meninos que pediam para jogar bola à tarde. Nesses 30 anos de existência, as atividades foram tomando maior proporção até se transformarem em um programa social.

A 1ª Tenente RRCONV Miréia Cafezakis Moutinho, Coordenadora do Programa Escola da Vida (PEV), destaca:
“Hoje conseguimos efetivar realmente nossa aula inaugural e ao meu ver deu tudo certo. Simples e funcional, porque quando a gente atende comunidade, principalmente comunidade carente, a gente tem que estar disponível para qualquer situação que aconteça. O primeiro passo já foi dado e agora é só ajustar para a proposta até o final do ano, para que possamos fechar com chave de ouro. Agradeço muito a confiança dos nossos gestores e que eles tenham certeza que podem confiar nessa equipe que está muito engajada e muito interessada para que a proposta dê certo.”

Com a temporária suspensão do programa no período pandêmico, aproveitou-se para realizar ajustes técnicos pedagógicos e considerando a carência de pessoas disponíveis para tal demanda na Corporação, foram convocados militares da reserva remunerada experientes nesse tipo de missão, além de oportunizar os ex-alunos, agora jovens adultos, para atuarem no suporte administrativo, como Voluntários Civis.

O Ex-aluno do PEV, João Gabriel da Costa dos Santos, que atualmente é diretor da Usina da Paz do Icuí, relata sua satisfação em ter participado do programa:

“Atualmente estou diretor da Usina da Paz do Icuí e para mim, hoje, é uma satisfação poder estar revivendo esse momento aqui no Comando Geral, em poder estar participando do Programa Escola da Vida, desse retorno dentro das usinas. É uma satisfação porque eu sou oriundo PEV. Em 2007 eu fiz parte do Programa, como aluno e, isso mudou a minha vida, com educação e disciplina. Então foi uma abertura de portas na minha vida, inclusive no setor onde eu estava inserido, que era um setor de extrema vulnerabilidade social. Isso fez com que eu mudasse a minha perspectiva de vida, de pensamentos e o que de fato almejava a partir do projeto. Por isso, está revivendo esse momento e ver o Estado proporcionando novamente essa experiência para esses novos alunos que estão ingressando no PEV é de extrema importância. Na verdade, é fundamental pra que eles possam conseguir ter uma nova visão da vida e boas perspectivas para o futuro.”

O PEV trabalha ações de prevenção primária em benefício da sociedade paraense, afirma o Subcomandante Geral e Chefe do Estado-Maior, Coronel QOBM Helton Morais:

“Essa é uma manhã festiva, pois o Corpo de Bombeiros comemora os trinta anos do Projeto Escola da Vida. O PEV traz para o controle da Instituição, adolescentes, que em um período posterior, inverso à escola, vem às Usinas da Paz pra receber orientações, reforço escolar, prática esportiva, educação, cultura, instruções de prevenção de primeiros socorros e combate a incêndios, entre outros. Eles recebem do Corpo de Bombeiros informações fundamentais para desenvolver o espírito de cidadania. Eu classifico a Escola da Vida como um produto de prevenção primária de criminalidade, porque o que é a prevenção primária? É quando o Estado oportuniza condições para que o cidadão tenha esporte, saúde, lazer, emprego, educação, cultura às populações mais carentes. Então o Corpo de Bombeiros desenvolve esse programa e além de oportunizar, além de garantir direitos, ele previne e encaminha adolescentes para o caminho do bem. Eu cito como exemplo o diretor da Usina da Paz do Icuí que vem a ser um ex-aluno da Escola da Vida, ou seja, a Escola da Vida transforma vidas e essa é uma das graças maiores que nos trazem um orgulho muito grande em estar aqui, hoje, comemorando os seus trinta anos.”

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, fala sobre o evento:

“A importância desse momento é a entrega de significado do Programa Escola da Vida. Ele tem um papel de resgate social, de desenvolver e oportunizar a cidadania para esses adolescentes. Então, o PEV, com as suas aulas de cidadania e todas essas informações, vai solidificando e oportunizando na vida do adolescente esse processo transformador que é a educação. Por ser um tema transversal, ele vem certamente fortalecer a política de segurança pública do nosso Governador, conduzida pelo Secretário Ualame Machado em uma nova estrutura dentro da própria Secretaria de Segurança Pública, visando o resgate da cidadania.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reforçam que prezam pelo bem da sociedade, tanto nos serviços de urgência, emergência e prevenção, como também através das ações de responsabilidade social, para que o lema “Vidas alheias, riquezas Salvar” seja cada vez mais contemplado.

Texto e Fotos: ASCOM do CBMPA

Skip to content