ALUNOS DO PEV EVITAM TENTATIVA DE SUICÍDIO
Publicado: 2 de maio de 2019 - Hora: 11:45

5. ALUNOS DO PEV EVITAM TENTATIVA DE...
ALUNOS DO PEV EVITAM TENTATIVA DE SUICÍDIO

Na manhã desta terça-feira (30), três alunos do programa Escola da Vida (PEV) salvaram um jovem de 18 anos, em tentativa de suicídio na passarela que atravessa a Avenida Júlio César, às proximidades do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (QCG). No momento do ocorrido, os adolescentes se encaminhavam ao polo do Programa no respectivo quartel.

O Programa Escola da Vida é um projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que objetiva aproximar crianças e adolescentes da missão fim de todo bombeiro: “Vidas alheias e riquezas salvar”. E levando consigo tal missão, os alunos Bastos, 16, Poiares, 15, e Da Cunha, 13, impediram que um jovem de 18 anos se atirasse da passarela em uma movimentada avenida de Belém. Utilizando algumas noções de resgate aprendidas na rotina de aulas e com ação imediata, os adolescentes evitaram a tentativa de suicídio. Acionando então os militares do QCG, que conduziram o rapaz até o polo do Programa, fazendo a triagem e prestando o devido suporte.

A vítima relatou que passa por problemas familiares e realmente queria se jogar, mas depois da  atitude humana e heroica dos garotos do PEV, um “filme” passou pela sua cabeça e viu aquele gesto como uma segunda chance. O jovem expressou sua gratidão e a enorme admiração para com o trabalho dos Bombeiros. “Uma vez eu vi os bombeiros apagando o incêndio perto da minha casa e nunca esqueci daquela cena, quem me dera se eu pudesse ser bombeiro”, declarou.

Para o aluno Poiares, “o que a gente aprende aqui foi fundamental pra gente ajudar o rapaz”.  Da Cunha também confessou que se eles não fossem alunos do PEV teriam a mesma atitude, mas com certeza não agiriam com a mesma prudência. O trio foi parabenizado pelos militares e pelos colegas de turma, ganhando também a admiração e gratidão do rapaz que disse querer viver uma vida nova de hoje em diante. O Tenente QOBM Neves se mostrou orgulhoso pela ação dos alunos e disse que são dignos de homenagem.

Após muito diálogo, de almoçar e de conhecer o Polo do PEV no QCG, o Corpo de Bombeiros entrou em contato com a família e o jovem foi transportado em uma viatura até sua residência no bairro da Terra Firme.

Por Júlio Leandro