Alunos do Curso de Formação de Praças do polo de Belém realizam a 1ª caminhada noturna
Publicado: 18 de abril de 2017 - Hora: 12:31

5. Alunos do Curso de Formação de...

Na madrugada do último domingo, 02 de abril de 2017, os alunos do curso de formação de praças do Corpo de Bombeiros do Pará realizaram a 1ª caminhada noturna, com saída do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP) em Marituba até o quartel do Comando Geral do CBMPA, em Belém. O evento fez parte da programação alusiva ao aniversário do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (CFAE), que completará 27 anos no dia 10 de abril.

Cento e dois alunos percorreram 20 km da BR 316 e da Almirante Barroso, sob a Coordenação do Comandante do CFAE, Major Helton Charles Aráujo, que destacou: “O objetivo da caminhada é estimular o aluno do curso de formação de praças para trabalhar o preparo físico e psicológico, que é fundamental para exercer as atividades de bombeiro militar, e também desenvolver a questão do companheirismo e integração de equipe”.

O Major Helton contou com apoio do Tenente Rodrigo e de instrutores do Curso de Formação de Praças para realizar a caminhada. De acordo com o Tenente: “Esse evento é muito importante para testar a resistência física dos alunos, já que no futuro esse será um fator essencial para o atendimento das ocorrências”, frisou.

Segundo o aluno CFP Cavalcante, a caminhada serviu para vivenciar o que os militares do CBMPA enfrentam nas jornadas diárias de serviço, e isso o motivou ainda mais em seguir a carreira na corporação.

Para aluna Aleixo, participar da caminhada foi um desafio considerado o maior da sua vida: “Foi gratificante e enriquecedor participar desse evento, que contribuiu não só na questão profissional, mas também na questão emocional, pois nos ajudou a aumentar nossa resistência física para futuramente cumprir a missão de servir a sociedade paraense”, comentou.

A caminhada saiu às 00h de domingo do IESP e chegou às 06h no Quartel do Comando dos Bombeiros, durante os 20 km houve cinco paradas para hidratação, chamado de alto horário. No Quartel do Comando Geral os alunos foram recepcionados pela guarda e pela banda de música da corporação. O evento além de fazer parte da programação alusiva ao aniversário do CFAE, também fez parte da grade curricular do curso.

Texto: ASCOM/CBMPA

Fotos: Sargento Carlos cesar