ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR E CENTRO DE FORMAÇÃO APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO CELEBRAM ANIVERSÁRIO EM SEMANA ALUSIVA
Publicado: 20 de março de 2024 - Hora: 09:20

5. ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR E CENTRO...

Teve início na terça-feira (12) a semana de atividades alusivas às datas comemorativas aos aniversários da Academia de Bombeiros Militar (ABM) e Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE) do Corpo de Bombeiro Militar do Pará (CBMPA). A semana iniciou com o Seminário de Altos Estudos, realizado no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMPA, com a apresentação de trabalhos dos oficiais militares formados no Curso Superior de Polícia e Bombeiro Militar (CSPBM).

O Tcel QOBM Luiz Alfedro Silva Gazila dos Santos discursou sobre a importância da integração das bases de dados no Estado do Pará; o Tcel QOBM Thiago Santhiaelle de Carvalho falou de abordagens metodológicas para o calendário anual de cursos do CBMPA; a Tcel QOBM Girlene da Silva Melo de Brito, falou a respeito de segurança pública e a responsabilidade objetiva do Estado, e o Tcel QOBM Edson Afonso de Souza Duarte, abordou sobre promoção em ressarcimento de pretensão.

Na oportunidade, o Coronel Helton Charles Araújo Morais, Subcomandante-Geral do CBMPA, expressou.

“Desejo aos nossos formadores, aqueles que ao longo do tempo passaram pela ABM e CFAE e aos atuais, todas as minhas congratulações. Parabéns aos comandos atuais de nossas escolas e para a equipe de ensino, que está pronta para encarar os próximos desafios da nossa instituição.”

Na quarta-feira (13) ocorreu no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, o Desafio Bombeiro Militar ABM CFAE 2024, com competições de Aquathlon (atividades de natação e corrida combinadas) e Bombeiro de Aço. Ao todo, 122 bombeiros militares, divididos em 27 equipes, participaram das disputas que foram separadas em duas categorias, mista e absoluta. Na categoria mista de Aquathlon, a equipe vencedora foi a “Estado Maior do GMAF”, enquanto na absoluta foi a “GMAF 10”. Já no Bombeiro de Aço, a campeã da divisão mista foi a “GBS IRON 1”, e na absoluta a “GMAF 5”

Na última sexta-feira (15) ocorreu no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) a aula inaugural da 14° edição do Curso de Guarda-Vidas 2024 (CGV). O Coronel QOBM Silva Júnior escolheu o tema “Desafios do profissional Guarda-Vidas” para ministrar para os 42 alunos ingressos. A mesa de honra foi composta pelo coordenador do CGV 2024, Major QOBM Veloso, pela diretora de ensino e instrução, Coronel QOBM Alessandra e pelo comandante operacional do CBMPA, Coronel QOBM Eduardo Celso.

O Coronel QOBM Silva Júnior abordou temas como: habilidade e atitude, afogamento, controle de riscos e cadeia de sobrevivência. Falou ainda, sobre sua experiência pessoal e profissional na função guarda-vidas há quase 30 anos. Antes da aula, ele expressou suas expectativas:

“A proposta que temos para os alunos, é mostrar os desafios da profissão guarda-vidas e tentar colocar um cenário onde eles entendam que o afogamento ocorre devido diversas falhas antecedentes. Então meu intuito é construir uma estratégia para fazê-los enxergarem, através da minha experiência profissional, os melhores caminhos de enfretamento aos desafios da profissão. Por isso, é importante apresentar as ferramentas utilizadas por mim, para que isso seja um facilitador na resolução dos problemas. Ao contar minha experiência pessoal, eu mostro que, na profissão, já existe um caminho trilhado”.

O CBMPA parabeniza o CFAE e a ABM pelos anos de serviços prestados e reconhecem a importância do trabalho realizado na formação e profissionalização dos soldados do fogo, que diariamente enfrentam diferentes adversidades, a fim de prestar um serviço de excelência por todo o Pará, seja por terra, pela água ou pelo ar.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.