ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO
Publicado: 23 de abril de 2023 - Hora: 18:28

5. ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO AO...
ABRIL AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) chamam atenção para a relevância da Campanha “Abril Azul”, que foi estabelecida pelas Nações Unidas (ONU) a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O estudante de Medicina Rafael Reis do Espírito Santos, que faz parte da Diretoria de Saúde (DS) do Quartel do Comando Geral, através do Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o CBMPA, destaca a importância de gerar conhecimento à população sobre a neurodiversidade e a responsabilidade social que os profissionais de saúde possuem, na divulgação de informações para conscientizar a sociedade acerca do Autismo .

“Como profissionais de saúde, nós podemos salientar a importância da comunicação e da difusão de informações relevantes sobre o TEA, justamente para tentar diminuir ou sanar essa questão do estigma que a sociedade ainda tem, com a questão de preconceitos contra esse transtorno e consequentemente contra as pessoas nesta condição neurológica. Daí a importância do ‘Abril Azul’.”

O 3° Sargento QBM Clelson Ferreira Moraes, descobriu o transtorno do Espectro do Autismo aos 43 anos e fala sobre a importância de ter um diagnóstico.

“No dia 28 de março de 2023 fechou o meu diagnóstico para TEA suporte um, que as pessoas têm o costume de chamar de ‘grau leve’. Além disso, tenho TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) com altas habilidades. Na minha época de infância, o acesso ao diagnóstico não era tão simples e, na verdade nem se debatia sobre isso, o preconceito era maior, então o conhecimento sobre isso era bem restrito. Então o médico disse que muito provavelmente, por ter o diagnóstico aos 43 anos do TEA suporte um, eu tenha, na infância, desenvolvido uma forma de utilizar minhas altas habilidades para o que se chama de ‘camuflagem’, ou seja, camuflou os sintomas, principalmente às questões relacionadas à socialização, interação com outras pessoas, para parecer ‘normal’ perante as outras crianças da minha época.

O Sargento ressalta ainda, que ter o diagnóstico e o conhecimento sobre o transtorno evita julgamentos e a própria exposição à situações desconfortáveis.

“Quando eu busquei o diagnóstico e comecei o tratamento, foi muito bom tanto pra mim quanto para a minha família, porque os desentendimentos do dia a dia puderam ser compreendidos através do conhecimento e da informação. Agora eles me entendem. As vezes nós temos que enfrentar tantos problemas que podem ser compreendidos através de um diagnóstico. Hoje em dia, depois que eu comecei o tratamento, eu consigo ter uma melhor relação com o meu filho, minha filha e com a minha esposa. Então o benefício que o diagnóstico me trás hoje é que com certeza, a partir das terapias, começar a me compreender, a entender aquelas manifestações involuntárias com relação à socialização […] Então a importância da ‘Campanha Abril Azul’ é sempre trazer o esclarecimento, tentar desmistificar, trazer o conhecimento e o autoconhecimento, quebrando os tabus, os estigmas de que há limitações e mitos sobre quem é portador deste transtorno.

O CBMPA e CEDEC reconhecem que somente através da informação é possível vencer o preconceito. Além disso, prezam pelo respeito de todos nas suas mais diversas realidades.

CBMPA, desde 1882, salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA