9º GBM/ALTAMIRA REALIZA A 3ª CORRIDA DO FOGO
Publicado: 17 de dezembro de 2019 - Hora: 18:05

5. 9º GBM/ALTAMIRA REALIZA A 3ª CORRIDA...
9º GBM/ALTAMIRA REALIZA A 3ª CORRIDA DO FOGO

No dia 14 de dezembro o 9º Grupamento Bombeiro Militar em Altamira, realizou a “3ª CORRIDA DO FOGO” em comemoração ao Dia do Bombeiro Paraense, 24/11. Como também, em celebração ao aniversário do 9º GBM comemorado no dia 30 de novembro, 12 anos de serviços prestados à população Altamirense.

Cerca de 400 participantes estiveram no evento, onde a concentração aconteceu no próprio Grupamento, em seguida deu-se a largada às 19h, no qual os competidores percorreram 6 quilômetros pelas ruas da cidade até completarem a prova. Com chegada no pátio do 9º GBM, foram entregues medalhas de participação para todos os corredores, além da premiação com troféus e medalhas personalizadas para os que chegaram em 1º, 2º e 3º lugares dentro das suas categorias. Durante toda a corrida houve pontos e kits de hidratação disponibilizados para os competidores.

O evento foi de caráter sócio esportivo que objetivou incentivar a prática do esporte no município, bem como estimular através da corrida ações que despertem a sensibilização da sociedade quanto à saúde e qualidade de vida.

Foi dada a largada, e pelo nervosismo, cansei na primeira esquina. Mas eu não parei. Em nenhum momento eu caminhei. Eu dizia: eu posso todas as coisas naquele que me fortalece, eu não vim caminhar, mas correr! e eu corri! Quando avistei a linha de chegada fui anunciada. Foi mágico, foi divino! Naquela hora eu percebi que eu posso fazer qualquer coisa que decidir fazer. Você pode falhar também, contanto que recomece até vencer a você mesmo. Foram 45 minutos inenarráveis. Dê o primeiro passo você também”. Relatou a participante Andreia Saboia, após completar a prova.

“A todos que fizeram acontecer tamanho evento que eleva o nome da nossa corporação e principalmente do 9º Grupamento Bombeiro Militar, fica o meu reconhecimento, reverência, o respeito e gratidão, sem o empenho, dedicação, desprendimento, abnegação, suor e sacrifício nada disso teria acontecido, seus exemplos são dignos de serem seguidos por todos nós que fazemos parte do 9°GBM e não tenho dúvida de que foi um sucesso a 3ª Corrida do Fogo”, afirmou o comandante do 9º GBM, Major Paulo Costa.

Eventos – Com intuito de reforçar seu papel na sociedade altamirense, no que se refere ao fomento a cultura de prevenção de incêndios e emergências, a Unidade Bombeiro Militar realizou algumas atividades de orientação à comunidade, levando palestras e demonstrações técnicas de procedimentos em casos de necessidade. Foram realizadas vistorias técnicas em postos de combustível, depósitos de revenda de GLP (gás de cozinha), serrarias, hospitais e estabelecimentos comerciais.  Além disso, o 9º GBM realizou uma palestra na Universidade Federal do Pará, campus Altamira, através de uma equipe de socorristas da Unidade que ministraram práticas de primeiros socorros para alunos e professores do curso de engenharia, a palestra teve ênfase nos procedimentos voltados aos acidentes que possam ocorrer em área de mata, durante os trabalhos que estes futuros profissionais exercerão. A iniciativa já faz parte dos trabalhos de prevenção que o Grupamento realiza em instituições de ensino de todos os níveis presentes na região. Todos esses eventos foram realizados em comemoração ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.