9° GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR REALIZA PASSAGEM DE COMANDO
Publicado: 22 de janeiro de 2024 - Hora: 13:22

5. 9° GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR REALIZA PASSAGEM...
9° GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR REALIZA PASSAGEM DE COMANDO

Na manhã desta sexta-feira (19), o Major QOBM Saimo Costa da Silva, que esteve no comando do 9° Grupamento Bombeiro Militar – Altamira (9° GBM) desde o dia 01 de maio de 2021, passou o comando do grupamento ao Major QOBM Gilmarcos da Silva. A solenidade, realizada no quartel do 9° GBM, contou com a presença do Excelentíssimo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó.

O quartel de Altamira, nomeado como “9° Grupamento Bombeiro Militar – TCel QOBM Paulo Vinicius da Costa Sarquis” em homenagem ao oficial falecido no ano de 2021, vítima de COVID-19, faz parte do 6° comando regional bombeiro e resguarda sete municípios paraenses desde o ano de 2007. O Major Gilmarcos conduzirá o efetivo do 9°GBM, sendo o 11° comandante da linha de sucessão.

Na oportunidade, foi inaugurado o retrato do comandante sucedido na Galeria dos Comandantes, existente nas instituições militares com o intuito de conservar a história e tradições, celebrando não apenas o passado, mas também servindo de lembrete constante da dedicação daqueles que deram tudo de si durante seu tempo à frente no cargo.

O Major Saimo, comandante sucedido do 9° GBM, expressou:

“O tempo que passei à frente do quartel de Altamira foi proveitoso, conseguimos melhorias na estrutura do quartel e elevamos o grau de operacionalidade da tropa, que é o que nossa grande região precisa. Estou saindo muito satisfeito, pois podemos ver a instituição melhorando cada dia mais, e isso reflete na administração e gestão dos superiores. Quero agradecer os comandantes anteriores, diretores e amigos que me apoiaram durante esses anos.”

Em seu discurso emocionado, o comandante sucessor, Major Gilmarcos, compartilhou:

“Agradeço o Major Saimo por seu legado, por ter honrado os militares que aqui labutam e por aqui passaram. Ao Excelentíssimo Coronel Benjó, obrigado pela confiança depositada em mim para comandar este grupamento. Comprometo-me a fortalecer a herança deixada por aqueles que me antecederam e fazer uma gestão focada na manutenção dos nossos valores institucionais, na efetividade em nossa atividade e melhoria constante em nossa organização.”

Por fim, o Comandante-Geral do CBMPA, Coronel Benjó, desejou sucesso a ambos:

“Este é um momento muito singular para nossa instituição, vejo a alegria, entusiasmo, valorização e amor fortalecido pelo trabalho. Hoje temos um quartel moderno, funcional e que dá dignidade para a tropa, e o resultado disso é a busca pela excelência no atendimento à população, que sempre será o nosso objetivo. Ao Saimo, parabéns pela gestão, e desejo ainda mais sucesso dentro da corporação. Desejo sucesso, também, ao novo comandante, Gilmarcos, nesse desafio. Não tenho dúvida, que pelas suas características desde cadete, que todas suas missões serão cumpridas.”

A transmissão de cargo representa o início de um processo de construção de uma nova relação social. Para aquele que deixa o comando, as vivências durante esse período transitório marcarão permanentemente a sua trajetória profissional e pessoal.

O CBMPA e CEDEC parabenizam o Major Saimo pelo excelente trabalho feito durante os três anos como comandante do 9° GBM, e desejam prosperidade ao Major Gilmarcos, e que sua gestão seja cheia de eficiência, dedicação e êxito.

Texto e imagens: Ascom do CBMPA/BM5.