CBMPA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Publicado: 8 de março de 2020 - Hora: 11:07

5. CBMPA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA...
CBMPA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O CBMPA parabeniza neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, todas as mulheres que com dedicação, competência, força e delicadeza, constrõem a cada dia uma sociedade norteada pela justiça na busca da almejada paz social.

História:

O que começou como uma reivindicação de mulheres operárias por melhores condições de trabalho, e passou pelo emblemático e criminoso incêndio em um fábrica de Nova York conhecido como o “Incêndio da Triangle Shirtwaist” em março de 1911, onde morreram 146 trabalhadores, sendo 125 mulheres. O trágico acontecimento, marcou a humanidade e por isso, a Organização das Nações Unidas reconheceu, em 1975, o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Mulheres no CBMPA:

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará desde 1994 admite mulheres nas fileiras da corporação, e atualmente sua admissão, através de concurso público, garante acesso a todos os quadros profissionais, alcançando o mais alto posto do oficialato, podendo ascender ao cargo de Comandante Geral dos Bombeiros.

Com competência e maestria na arte de liderar, as Bombeiros Militares, Advogadas, policiais, empresárias, jornalistas, donas de casa, ou de qualquer outra profissão, cooperam para o fortalecimento das instituições.

Além das conquistas, o Dia 08 de Março, ressoa como um momento de reflexão para que os seres humanos eliminem o desrespeito, o machismo e a intolerância contra a mulher.

E que referências de mulheres no comando de instituições possam inspirar outras mulheres e homens a reconhecerem o valor e o papel que cada um desempenha na sociedade.

Mulheres inspiradoras:

Amelia Earhart, primeira a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico;

Joana D’arc, chefe militar da Guerra dos 100 Anos na França;

Margareth Hamilton, responsável pelos cálculos que possibilitaram o homem chegar à lua;

Maria Quitéria  primeira mulher a integrar o exército brasileiro na luta pela independência;

Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se tornar Engenheira Civil no Brasil;

Maria Elizabeth Rocha, desde 2007 é a primeira e única mulher a ocupar o cargo de Ministra no Superior Tribunal Militar. Sendo também a primeira mulher nomeada à Presidência do mais antigo tribunal do país, com mais de 200 anos de história;

Maria da Penha, vítima emblemática da violência contra a mulher, e ícone na luta pelos direitos da mulher no Brasil. Em 2006 foi sancionada a lei que leva seu nome e é um importante ferramenta de combate a violência contra a mulher no País.

São essas e outras tantas Mulheres de imensurável valor e honra, que devem sempre ser lembradas, no rosto de cada mulher que compõe as fileiras do CBMPA, de cada servidora civil que desenvolve suas atividades nos serviços prestados por essa instituição à sociedade paraense.

Suas histórias motivam mulheres alçar vôos maiores, sejam mães, esposas, professoras, Chefes de Estado, fazendo a humanidade pisar além de oceanos, céu e lua. Tocar sua própria humanidade, lembrando que o respeito é o limitador do convívio social e o valor a ser cultivado.

A todas vocês, um abençoado Dia Internacional da Mulher.

ASCOM/CBMPA