Corpo de bombeiros promove campanha para o “outubro rosa”
Publicado: 17 de outubro de 2019 - Hora: 18:14

5. Corpo de bombeiros promove campanha para...
Corpo de bombeiros promove campanha para o “outubro rosa”

No mês do Outubro Rosa, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará apoia a causa unindo-se à campanha internacional de prevenção ao câncer de mama, que é a segunda principal causa de morte entre as mulheres, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. E cada ano, cerca de 60 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. Bem como, o Outubro Rosa reforça que a mulher faça exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. E principalmente estimular o autoexame, pois o toque nas mamas para identificar o nódulo, é uma das atividades primordiais para o reconhecimento do câncer de mama no estágio inicial, e assim favorecendo o tratamento. O CBMPA, desenvolve em parceria com a Fundação Santa Casa do Pará o Projeto Bombeiros da Vida, que incentiva o aleitamento materno e doação de leite humano, onde esta atividade diminui os riscos do aparecimento da doença, como ressaltou a Coordenadora do projeto Cabo Carlena Figueiredo. “A mãe quanto mais tempo amamenta, ela promove dentro do seu seio mamário, a esfoliação de células que possivelmente as mesmas possam a vim ser maligna e favorável ao câncer, portanto à amamentação renova essas células e segundo pesquisas, diminui em até 11% a incisão da doença”.

Para a Tenente Coronel Vivian Leite, é de suma importância essa campanha do Outubro Rosa, pois além de conscientizar sobre os cuidados com a nossa saúde, também promove a união das mulheres em uma grande causa. “O apoio do Corpo de Bombeiro Militar do Pará, é fundamental para sensibilizar e mobilizar as mulheres que trabalham na instituição. Bem como, unir-se a sociedade na valorização da vida, porque é isso que a campanha promove. E eu apoio”.

Assim sendo, com esta campanha do Outubro Rosa em prol da saúde da mulher, o CBMPA junto a diretoria de saúde da instituição, irão realizar palestras voltadas para o conhecimento do público feminino, como o objetivo de agir de forma preventiva e sensibilizar as mulheres para a necessidade do autoexame e exames periódicos. O evento acontecerá no auditório do Comando Geral do CBMPA, sexta-feira (18), ás 9h.

Outubro Rosa.

Mulher, cuide-se e não esqueça de fazer o autoexame.

Nós estamos com você nessa campanha.

Texto: Brenda Duarte

Fotos: Sargento Carlos; Isaac Amoras