1ºGBS COMEMORA 19 ANOS
Publicado: 30 de novembro de 2018 - Hora: 13:21

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. 1ºGBS COMEMORA 19 ANOS
1ºGBS COMEMORA 19 ANOS

O 1º Grupamento de Busca e Salvamento (1ºGBS) comemorou seu 19° aniversário nesta quinta-feira (26) na sede do Grupamento, localizado na Rodovia Arthur Bernardes, Miramar às 07h30 da manhã. A celebração foi marcada pela presença de militares e seus familiares que puderam assistir a solenidade.

 
A cerimônia contou com um momento religioso e apreciação de medalhas de 10 e 20 anos  pelos bons serviços prestados, e também, a entrega do certificado de reconhecimento. O 2°SGT Nogueira foi um dos recipiendários da medalha de 20 anos. Ele falou sobre a importância de ter sido condecorado, poisa condecoração funciona como um incentivo ao militar, que recebe a medalha em forma de reconhecimento pelos anos dedicados à corporação.
 
O sargento também citou um dos salvamentos que mais marcaram a sua trajetória profissional. “Foi o salvamento de um casal na ilha de Outeiro, os dois estavam bem distantes da margem e o resgate foi complicado, mas realizado com êxito e os dois retirados com vida”, disse.
 
HISTÓRIA – A história do 1º Grupamento de Busca e Salvamento começa oficialmente no dia 24 de novembro do ano de 1999, por intermédio de um convênio feito com a Companhia Docas do Pará (CDP), através do decreto estadual de nº 3.763. Partindo da necessidade de estabelecer a descentralização e especialização dos órgãos de execução do CBMPA, dando suporte as unidades operacionais hora existentes, diminuindo assim o tempo resposta nas ocorrências de grande complexidade.
 
ATUAÇÃO – O grupamento atua em apoio à Defesa Civil Estadual, e participou por exemplo do auxílio às vítimas da enchente em Paragominas; em convênio com a Companhia Docas do Pará (CDP), contribuiu para a atualização dos sistemas de prevenção contra incêndio das empresas inseridas no complexo de Miramar, em Val de Cans; e atuou na manutenção e recuperação da estrutura física do quartel do GBS.
 
HOJE – O 1°GBS é comandado pelo TCEL QOBM Josafá Teles Varela Filho, que destacou a importância dos serviços prestados à população e deu palavras de incentivo à tropa.
 
“À minha tropa, somente tenho a agradecer e parabenizar a cada um e a todos, pelos resultados positivos constituído e alcançados neste ano de efetiva atuação. Continuem se esforçando em fazer o melhor. Fiquem atentos, e acima de tudo, tenham coragem: para servir, enfrentar desafios, fazer o melhor, se manter íntegros, saber escutar palavras nem sempre agradáveis daqueles que os apoiam em nas diversas ações, mas certamente, com o objetivo de fazer o melhor. Finalizo minha fala, com  uma frase de Winston Churchill: ‘A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais’. Muito obrigado a todos e que Deus abençoe o Corpo de Bombeiros Militar do Pará”, concluiu.
 
PRESENÇA DE AUTORIDADES – Ressalta-se a presença do Comandante Operacional do CBMPA, CEL QOBM Roger Ney Lobo Teixeira, que esteve representando o Comandante Geral, CEL QOBM Zanelli Antonio Melo Nascimento.  O Comandante Operacional destacou a importância do 1ºGBS nos trabalhos de busca e salvamento, tendo em vista que os serviços prestados pelo grupamento é de caráter especializado e implica na capacitação constante do efetivo. Se tornando uma referência.
 
 
TEXTO: ASCOM CBMPA
Por: Carla Renata Cruz
Fotos:  SGT Silva e  ST RR Washington
Skip to content