1º GBS COMEMORA 22 ANOS EM PROL DA SOCIEDADE PARAENSE
Publicado: 30 de novembro de 2021 - Hora: 16:47

5. 1º GBS COMEMORA 22 ANOS EM...
1º GBS COMEMORA 22 ANOS EM PROL DA SOCIEDADE PARAENSE

O 1º Grupamento de Busca e Salvamento – 1º GBS, completou no último dia 24 de novembro, 22 anos de história, em comemoração foi realizada uma vasta programação alusiva a data. O 1º GBS é uma unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que atua em diversas áreas tais como: Busca e Resgate em Área de Selva, Busca e Resgate em Estrutura Colapsada, Salvamento em altura, Salvamento Terrestre, Salvamento veicular, Produtos perigosos, dentre outras. Além disso o Grupamento Operacional Especializado, tem suas bases solidificadas na hierarquia e disciplina militar e no treinamento extenuante de seus militares para o melhor desenvolvimento de suas atividades fins, tem na confraternização anual de seu aniversário, que coincide com o Dia do Bombeiro Paraense, uma oportunidade de socializar de maneira salutar com seus militares e familiares para assim estreitar e fortalecer ainda mais os laços entre os mesmos. Durante a programação foi realizado um Culto Ecumênico, uma série de palestras a sociedade e o Desafio do Gorro Laranja, com provas desafiadoras aos militares.
A História – criado em 24 de novembro de 1999, através de convênio com a Companhia Docas do Pará (CDP), através do decreto estadual nº 3.763 de 24 de novembro de 1999, surgindo da necessidade de estabelecer a descentralização e especialização dos órgãos de execução do CBMPA, dando suporte as unidades operacionais hora existentes, diminuindo assim o tempo resposta nas ocorrências de grande complexidade. O 1º Grupamento de Busca e Salvamento atualmente está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, Miramar, no local onde antes funcionava a Escola Abigail de Oliveira, cedida para o CBMPA em regime de comodato, tendo como o primeiro Comandante do Grupamento, na época, o Capitão BM Mário Moraes. Hoje o 1º Grupamento de Busca e Salvamento é Comandado pela Tenente-coronel BM Samara Carvalho, a primeira oficial feminino a comandar o grupamento, que possui quarenta e oito militares sendo Três Oficiais e Quarenta e cinco praças, especializados em diversas áreas, que estão aptos a atender os diversos tipos de ocorrências minimizando o tempo resposta e atendendo de forma satisfatória a sociedade paraense. Sobre os 22 anos da unidade a Tenente-coronel Samara, comandante da unidade ressaltou a importância desta data: “Nosso grupamento é de extrema importância para atender a sociedade paraense, pois planejamos e desenvolvemos atividades técnicas operacionais de salvamentos na terra, na água e no ar.”
Há de se ressaltar que o 1º Grupamento de Busca e Salvamento promove ainda diversos cursos e estágios operacionais qualificando tanto seus militares quanto outros militares das outras unidades da Corporação e de outros estados.