17 ANOS DEPOIS DO ÚLTIMO LANÇAMENTO, LIVRO HISTÓRICO DO CBMPA PODE GANHAR 3ª EDIÇÃO
Publicado: 27 de fevereiro de 2024 - Hora: 19:32

5. 17 ANOS DEPOIS DO ÚLTIMO LANÇAMENTO,...

Na tarde da última quinta-feira (22), o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, juntamente com o Subcomandante da Corporação, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais, receberam para uma reunião, no Gabinete do Comando do Quartel do Comando Geral (QCG), o Jornalista José Menezes, idealizador e produtor da primeira edição do livro histórico “O Corpo de Bombeiros no Pará”, lançado em 2 de julho de 1998 e que ganhou sua segunda edição 9 anos depois, em 2007.

A obra escrita no século XX é considerada um patrimônio riquíssimo pela Corporação e uma relíquia que coincide com fatos e cenários determinantes para a construção do Pará que se conhece atualmente. Por isso, o foco da reunião foi discutir os primeiros passos do projeto que tem como principal objetivo o relançamento do exemplar, agora modificado e com novos registros e informações da história recente da corporação.

O jornalista, fala com emoção sobre as perspectivas para esta terceira edição:

“Vamos aguardar a aprovação da Lei de Organização Básica. A partir disso, vamos começar a dar os ajustes finais no que falta do livro, para que talvez em julho, no dia da festa do bombeiro ou no segundo semestre deste ano a gente já saia com a terceira edição.”

Ele ainda completa:

“Esta obra é de grande importância para a Corporação, afinal, a história dessa Instituição é motivo de orgulho para todo paraense. Então é importante, não só que os bombeiros saibam o que é a sua organização, mas que a comunidade saiba. Então o livro ajuda a fazer esse retrospecto de 141 anos de muito heroísmo, de muito trabalho, salvaguardando vidas.”

Já o Comandante-Geral do CBMPA expressou suas expectativas:

“É um momento de grande alegria, poder participar desta história tão rica do corpo de bombeiros, que vêm há 141 anos salvando vidas e ter a honra de poder receber o nosso jornalista José Menezes, que aqui se faz presente em nosso gabinete, em uma conversa descontraída, mas acima de tudo, acompanhar uma viagem na seta do tempo, na história da corporação.”

O CBMPA e CEDEC reconhecem que a terceira edição do livro eternizará, não somente a história da Instituição, mas a vida e a entrega de homens e mulheres que, através deste serviço, puderam construir o Pará do ontem, do hoje, na esperança de um amanhã.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom CBMPA.