15° GBM, Abaetetuba ganha reforço de novos Bombeiros Militares
Publicado: 14 de setembro de 2017 - Hora: 14:40

5. 15° GBM, Abaetetuba ganha reforço de...
15° GBM, Abaetetuba ganha reforço de novos Bombeiros Militares

Ao completar o primeiro ciclo em suas vidas e estar à disposição da sociedade para servi-los. Foi com o sentimento de emoção e missão que os 23 novos soldados foram incorporados ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará em solenidade que encerrou o Curso de Formação de Praças, realizada no 15° Grupamento Bombeiro Militar, em Abaetetuba nesta quarta-feira, 13.

A Solenidade contou com o desfile de tropas e a presença de autoridades civis do Município e militares. O Coronel Augusto Lima deu as boas-vindas aos novos soldados em nome do Comandante Geral do CBMPA. “Com responsabilidade e compromisso com a sociedade em cumprir o dever com honra, garra, qualidade, aprendizado e comprometimento, fazendo este trabalho incrível que é salvar vidas, que os senhores tenham uma carreira de sucesso”, ressaltou o Subcomandante do CBMPA.

Os soldados participaram de um concorrido processo seletivo, que incluiu prova objetiva, apresentação de exames médicos, teste de aptidão física e avaliação psiquiátrica. E agora, irão reforçar o contingente da segurança pública desenvolvendo suas atividades na região de Abaetetuba, no 6° GBM em Barcarena, no 14°GBM – Tailândia, no 29° GBM Polo Moju e 22° GBM localizado em Cametá.

O Prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita) agradeceu aos novos bombeiros pelo reforço na segurança pública, “essa formação não é importante apenas para nosso Município, mas para toda região que eles serão distribuídos, ou seja, estamos caminhando todos de mãos dadas, é uma responsabilidade de todos, é um crescimento e avanço para nossa cidade”, afirmou.

O soldado Waldickson Gomes se emociona ao ver que concluiu um primeiro ciclo. “A minha família mora em frente ao quartel dos bombeiros e toda minha infância eu brinquei nas proximidades e nasci observando os trabalhos que realizavam. Meu tio foi bombeiro e se tornou uma influência para mim, e por um acidente, ficou sem os movimentos das pernas, mas isso não impediu que eu me tornasse um soldado do fogo”, disse o soldado.

O Curso de Formação de Praças BM 2017 é o curso único de formação na carreia de praça BM. Ele permite que o militar exerça as diversas atividades de missão fim e meio da corporação e o conduz em sua carreira até a graduação de 3° Sargento, momento em que a formação será complementada pelo Curso de Adaptação à Graduação de 3° Sargento e posteriormente pelo Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Por ser a única formação propriamente dita em toda a carreira, o CFP BM contempla todos os conhecimentos, competências e habilidades que os militares necessitarão para atuar em cada graduação alcançada. Os 23 alunos cursaram o Curso de Formação de Praças durante sete meses no 15° GBM polo Abaetetuba, o primeiro colocado do concurso, Diego Maués recebeu das mãos do Subcomandante sua divisa de soldado, e um simbólico capacete dos bombeiros, os demais receberam a divisa de soldado pelas madrinhas e padrinhos na solenidade, momento ocasionado por grande emoção da família.

POR AMOR À CORPORAÇÃO

Muito emocionado com a cerimônia de formatura e ao ver seu neto, soldado Waldickson Gomes se formando, Silvério Gomes pai e avô de militar conta sobre seu amor pela Instituição. “me emociono toda vez que falo dos bombeiros, o discurso do Subcomandante me tocou muito ao falar que os novos saldados vão viver em prol de salvar vidas alheias, e meu filho sempre que chegava em casa falava que tinha salvado uma vida, os seus olhos brilhavam e infelizmente ficou paraplégico para salvar outras vidas, ainda assim, o meu amor pela corporação é inacabável, vida longa ao meu neto que se formou”, disse.

A Ana Catarina é Missionária da sociedade bíblica do Brasil e realiza trabalho voluntário no quartel de Abaetetuba dando amor as crianças do Programa Escola da Vida.

“Após me aposentar, eu senti uma inquietação, como sou educadora eu soube do PEV e pedi autorização para o comandante do quartel para realizar meu trabalho bíblico junto com a ajuda da SBB que temos o apoio de materiais e colônia de férias. Trabalhamos com amor, a disciplina, obediência aos pais e ao patrimônio, a vida, e principalmente a eternidade”, enfatizou.

Por Ascom CBMPA