1° Grupamento de Busca e Salvamento comemora 20 anos de excelência profissional
Publicado: 30 de novembro de 2019 - Hora: 08:15

5. 1° Grupamento de Busca e Salvamento...
1° Grupamento de Busca e Salvamento comemora 20 anos de excelência profissional

Na manhã desta quinta-feira (28) o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou a solenidade cívico militar alusiva ao 20º aniversário do 1º Grupamento de Busca e Salvamento – 1º GBS. O evento iniciou com a chegada do Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Geral do CBMPA, Coronel Alexandre Costa, que representou o Comandante Geral, Coronel Hayman Apolo. O subcomandante foi recebido pelo comandante do 1º GBS Tenente-Coronel Silva Júnior, e conduzido ao dispositivo para apresentação da tropa. Os presentes entoaram o Hino do Pará e o Hino do Soldado do Fogo, que foram executados pela Banda Sinfônica do CBMPA.

HISTÓRIA – O 1º Grupamento de Busca e Salvamento é uma unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que atua em diversas áreas: busca e resgate em área de selva, e em estrutura colapsadas, salvamento em altura, salvamento terrestre, salvamento veicular, produtos perigosos, dentre outras. Foi criado em 24 de novembro de 1999, através de convênio com a Companhia Docas do Pará, que resultou no Decreto Descentralização e especialização dos órgãos de execução do CBMPA, dando suporte às unidades operacionais horas existentes, diminuindo assim o tempo resposta nas ocorrências de grande complexidade.

“Fiz muitos amigos aqui neste quartel. É como diz Leonel Brizola: eu sou uma flor no deserto, qualquer orvalho me alimenta. Então vamos trazer esse orvalho para o quartel, que são as ocorrências. O mundo está mudando e temos que mudar também, temos que construir o bombeiro do futuro. Dar valor à especialização, da valor aos conhecimentos, que é o que diferencia o bombeiro atualmente.” disse o subcomandante geral. Hoje, o 1º GBS possui 41 militares, sendo 3 oficiais, 9 entre subtenentes e sargentos combatentes, 6 entre subtenentes e sargentos condutores, 1 3 cabos e 9 soldados, especializados em diversas áreas. O Grupamento está apto a atender os diversos tipos de ocorrências, minimizando o tempo resposta e atendendo com excelência a sociedade paraense.

“Tenho muito orgulho de ser o comandante deste Grupamento, que surgiu com o intuito de atender a sociedade dentro de eventos mais complexos, principalmente no viés de salvamento. Antigamente, atendia os meios aquáticos, que agora é feito pelo Grupamento Marítimo Fluvial – GMAF. A nossa rotina é voltada para instruir a nossa tropa, para que nós possamos estar cumprindo as nossas missões específicas de forma a dar a sociedade tranquilidade, e muito zelo. E isso só se atinge com muito treinamento. Nossa rotina é constante, sendo física, técnica e psicológica, na linha tênue entre a vida e a morte, com um preparo completo. Entender os problemas que vamos enfrentar, buscar os caminhos para melhor deliberar essas demandas, e manter uma regularidade na preparação, para que possamos trabalhar com excelência o estrito cumprimento do dever legal do CBMPA.” disse o Tenente-Coronel Silva Júnior.

Culto Ecumênico – No dia (27), houve um culto ecumênico no Espaço de eventos do Centro Integrado, Inclusão e Reabilitação _ SARAH Belém, ao efetivo do 1° GBS e familiares, em comemoração ao aniversário do quartel. Participaram aproximadamente 55 pessoas. O evento aconteceu uma semana após um ciclo de palestras que o quartel fez no período de prevenção aos funcionários do SARAH, onde os mesmos cederam o espaço para que o ciclo se realizasse.

O 1º GBS atualmente está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, Miramar, no Local antes funcionava a Escola Abigail de Oliveira, cedida para o CBMPA em regime de comodato, tendo como o primeiro comandante do Grupamento, à época, o então Capitão Mario da Conceição Morais Filho. Há de se ressaltar que, o 1º GBS promove treinamentos operacionais, qualificando seu Corpo Militar tão quanto expandindo a outros militares das demais unidades da Corporação. Vários oficiais já exerceram o comando do quartel, contribuindo para que o grupamento se tornasse uma unidade estratégica da Corporação.