PUBLICAÇÃO DO PLANO DE RESPOSTA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

3. Defesa Civil
  5. PUBLICAÇÃO DO PLANO DE RESPOSTA DE...

A região Amazônica vivencia todos os anos, frequentes e intensos fenômenos naturais, muita das vezes denominados de eventos extremos ou adversos, e seus impactos são capazes de gerar danos e prejuízos imprevisíveis e incalculáveis à população atingida, aos ecossistemas naturais e infraestruturas básicas de zonas urbanas e rurais.

É certo que os eventos extremos estão na dependência de uma série de condições edafoclimáticos, e o aumento dos vitimados também estão vinculados a aspectos e condições relacionados à economia, à escolaridade, à cultura etc… que formam um conjunto de características agrupadas sobre populações ocupantes de áreas ambientalmente vulneráveis.

Assim, o crescente impacto das mudanças climáticas, aliado aos desafios socioambientais enfrentados na região amazônica, requer uma abordagem estratégica e fundamentada em dados geográficos para a tomada de decisões. O Corpo de Bombeiros do Estado do Pará (CBMPA) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC), têm como uma de suas atribuições trabalhar preventivamente para reduzir o número de eventos com potencial de desastres no Pará.

Neste sentido, o CBMPA e a CEDEC, no âmbito de suas atribuições apresenta para o Biênio 2024/2025, o Plano de Resposta para os Eventos Hidrometeorológicos do Estado do Pará denominado PARHidMet-2024. O plano de resposta PARHidMet-2024, considera os eventos extremos de chuvas intensas, vendaval, inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamento, que são as tipologias que mais impactam a região Amazônica. Ou seja, os EHidMet estão subdivididos em Inundação (In), Enxurradas (Ex), Alagamentos (Al), Chuvas Intensas (ChI), Vendaval (Vn), Estiagem (Es) e Deslizamentos (Dsz).

Os Eventos adversos Hidrometeorológicos (EvHidMet) são deflagrados por chuvas prolongadas ou por episódios de chuvas excepcionais e concentradas. Sua classificação como de categoria grupo de desastres é hidrológico e meteorológico, conforme a atual Classificação e Codificação Brasileira de Desastres Naturais (COBRADE), vigente na Instrução Normativa Nº 01, de 24 de agosto de 2012 do Ministério da Integração Nacional (BRASIL, 2012).

O PARHidMet-24 engloba ações voltadas aos municípios mais atingidos e com maior histórico de desastres envolvendo Inundação, Enxurradas, Alagamentos, Chuvas Intensas, Vendaval, Estiagem e Deslizamentos.