CEDEC PARTICIPA DO II WORKSHOP DE ESTRATÉGIAS PARA A REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES NA AMAZÔNIA

3. Defesa Civil
  5. CEDEC PARTICIPA DO II WORKSHOP DE...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), participaram nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do II Workshop de Estratégias para Redução de Riscos e Desastres na Amazônia: Mudanças Climáticas e Perspectivas para a COP 30 – Painel IV.

O evento reuniu diversos agentes da Defesa Civil Estadual e Municipal, alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), pertencentes ao Programa de Pós-Graduação (PPG) de Mestrado e Doutorado, pesquisadores e profissionais que trabalham com o monitoramento meteorológico, a fim de aprimorar e desenvolver a gestão integral de desastres naturais, estabelecendo os possíveis cenários a partir de pressupostos básicos da meteorologia de planejamento estratégico, adaptada à atuação das atividades bombeiro militar e Defesa Civil na perspectiva Amazônica na COP-30 2025, que será sediada no Pará.

O 3º Sargento Jonathan Souza da Penha, lotado na Divisão de Operações da Cedec, apresentou trabalho científico, na modalidade resumo expandido, intitulado “SONS DE ALERTA NA AMAZÔNIA: SISTEMAS SONOROS COMO FERRAMENTAS DE MITIGAÇÃO AOS DESASTRES EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS NA AMAZÔNIA”, abordando a necessidade de implementação de sistemas de alarmes nas comunidades mais vulneráveis da região amazônica, em especial, no Estado do Pará. Tal abordagem é de suma importância quando se trata de estratégias na gestão de riscos, resultando em proteção social.

O assessor técnico e coordenador Adjunto da CEDEC, Coronel QOBM Bentes, falou sobre as ações na prática a partir do planejamento:

“O plano estratégico da Corporação define questões relacionadas à capacitação do servidor de segurança pública e principalmente defesa civil, ou seja, como capacitar e levar informações às pessoas para difundir o conhecimento entre a população. Além disso, proporciona o aprimoramento acadêmico.”

CBMPA e CEDEC reconhecem a importância de capacitações como essa para melhorar a prestação de serviços e o suporte à sociedade, por meio da difusão e aperfeiçoamento do conhecimento.

Texto: Ascom do CBMPA.