CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DA ABERTURA DO AGOSTO DOURADO NA SANTA CASA DO PARÁ

  1. Início
  2. »
  3. Sem Categoria
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS PARTICIPA DA ABERTURA...

 

Ao som da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, falas de representantes do projeto Bombeiros da Vida, especialistas da área da saúde, sobre solidariedade e integração entre as instituições para o fomento do aleitamento materno e bem estar de mães e bebês, foi dado início na manhã de hoje (06) à programação do Agosto Dourado do Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa do Pará. 

Desde o ano de 2017, agosto foi instituído (Lei Nº 13.435, de 12 de Abril de 2017) como mês de incentivo, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo adotada a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno. A campanha desenvolvida todos os anos tem o objetivo de promover a prática do aleitamento, visto que o leite materno é a única fonte de alimento capaz de suprir todas as necessidades nutricionais dos recém nascidos. 

A programação deste ano que faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, traz o tema “Apoiar o Aleitamento Materno para um Mundo mais Sustentável”. Segundo Cynara Souza, nutricionista e Coordenadora do BLH, “o leite materno não precisa de embalagem, portanto não gera lixo, produz benefícios para mãe, o bebê e a família toda, além de promover a segurança alimentar das pessoas”, afirma a coordenadora.

O Banco de Leite da Santa Casa, que assiste às mães e bebês internados na UTI neonatal da instituição, conta com ação conjunta do Projeto Bombeiros da Vida, que realizam as coletas da doação de leite na casas das mães doadoras. A cooperação, que completou 18 anos em 2020, tem sido fundamental para atender a grande demanda apresentada e salvar a vida de milhares de bebês. 

De acordo com a Major Patrícia Fonseca, Coordenadora de projetos sociais do Corpo de Bombeiros e que também foi beneficiada pelo Banco de Leite quando quando se tornou mãe, “o Corpo de Bombeiros é fundamental nesse processo da doação, de compromisso social e de arrecadação desse leite materno que atende à tantas famílias que passam aqui pela Santa Casa”, disse ela. 

Aleitamento Materno e a Covid-19: 

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, deve-se continuar a amamentação dos bebês. O Ministério da Saúde e as autoridades da área orientam que o ato de amamentar é totalmente saudável e que não há nenhuma evidência registrada de contágio pelo leite da mãe, assim como de uma doadora. 

Além disso, doar leite materno é seguro e a doadora não precisa sair de casa, basta realizar o cadastro aqui no site do CBMPA ou entrar em contato com as equipes do Projeto e uma equipe do bombeiros da vida vai até a casa da doadora respeitando todas as medidas de prevenção para proteger a saúde da doadora. 

Campanha de Arrecadação: 

Para possibilitar a doação de leite materno, os Bombeiros da Vida entregam semanalmente um kit de higienização e frascos de vidro com tampa de plástico, tais como, vidro de maionese e café solúvel, utilizados no armazenamento do leite. 

Por isso, inclusive uma boa forma de reutilizar os frascos de vidro que costumamos usar em casa e que comumente vão parar no lixo, é doar esses recipientes que ajudarão nesse processo. 

As pessoas podem realizar a doação dos recipientes (frascos de vidro, tipo maionese/café solúvel) nos seguintes quartéis do CBMPA:

Quartel do Comando Geral do CBMPA / Belém
Av. Júlio César, 3000 – Val-de-Cães, Belém.

1º GBM / Belém
Tv. Padre Eutiquio, N° 2806, Cremação, Belém.

21º GBM / Belém
Rua João Diogo, N°236, Cidade Velha, Belém.

26º GBM / BELÉM
Rua 8 de Maio,S/N° Antiga Frimapa, Belém.

3º GBM / Ananindeua
Conj.Cidade Nova VI, Av.SN 24, Ananindeua.

25º GBM / Marituba
Rod. BR316, Km13, S/N°, Marituba.

20º GBM / Mosqueiro
Av.Beira Mar, S/N°, Prainha – Mosqueiro.

2º GBM / Castanhal
Tv.Floriano Peixoto, N°1716, Pirapora – Castanhal.

 

ASCOM CBMPA