CBMPA E A DEFESA CIVIL ESTADUAL AUXILIAM NOS TRABALHOS EM PARAGOMINAS

  1. Início
  2. »
  3. Sem Categoria
  4. »
  5. CBMPA E A DEFESA CIVIL ESTADUAL...

O Comandante Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Hayman Souza, junto da Coordenadora Adjunta da CEDEC em exercício, Tenente Coronel Ciléa Mesquita, sobrevoaram o município de Paragominas na tarde desta quarta-feira (5), sobre as áreas afetadas decorrente das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias 3 e 4 de março, causando inundações, enxurradas e alagamentos em diversas áreas da cidade. Os coordenadores também reuniram-se com a Prefeitura de Paragominas e a Defesa Civil Municipal.

As intensas chuvas afetaram imóveis, pontes e vias públicas. Segundo a Defesa Civil Municipal, são 2 famílias desabrigadas e 11 desalojadas. Até o momento foram atingidos:

13 bairros da zona urbana e comunidades rurais, sendo 18 imóveis destruídos e 252 danificados. 

Pontes: 5 danificadas, 2 destruídas. 

Ruas: 38 danificadas, 7 destruídas.

Estradas: 1 danificada, 1 destruída.

O município de Paragominas decretou situação de emergência, onde os técnicos de Defesa Civil Estadual estão auxiliando a Defesa Civil Municipal sobre a decretação de emergência, no qual já foi solicitada. A partir de então, o Estado irá homologar junto com parecer técnico da CEDEC Estadual para ser encaminhado à Casa Civil e ser feito o reconhecimento do decreto, enfatizando a legalidade do Estado em estar capacitado a ajudar.  

Para as famílias após a decretação, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Estadual irá apoiar com a entrega de kit humanitário (cesta básica) à todas as famílias atingidas, sendo as desabrigadas através da COHAB e a SEASTER, irão ser pagos os cheques moradias. 

Para a Tenente Coronel Ciléa, esse apoio imediato do CBMPA e a CEDEC aos atingidos é de extrema relevância para o desenvolvimento dos trabalhos “Iremos fazer com que o sistema de Defesa Civil funcione, sendo o Município, Estado e União para sanar a situação em Paragominas, realizando o levantamento dos afetados, ajudando as famílias e reforçar nos encaminhamentos das documentações necessárias para a homologação do decreto”.

 

ASCOM CBMPA