CBMPA AUXILIA NA BUSCA POR DESAPARECIDOS EM NAUFRÁGIO NO RIO AMAZONAS

3. Sem Categoria
  5. CBMPA AUXILIA NA BUSCA POR DESAPARECIDOS...

Uma embarcação de porte médio com passageiros e carga naufragou na madrugada deste sábado (29), no Rio Amazonas próximo à localidade conhecida como Boca do Rio Jari, região sul do Amapá, a 290 quilômetros de Macapá. O navio, chamado Anna Karoline III, com capacidade para 242 pessoas, navegava com aproximadamente 60 passageiros. A embarcação saiu na sexta-feira (28), por volta das 18h do porto do Grego em Santana (AP), próximo a Macapá, com destino a Santarém, no Pará, onde deveria chegar as 6h deste domingo. Mas pouco antes das 5h da manhã de sábado, afundou. A embarcação faz parte da frota da Erlon Rocha Transporte LTDA, mas estava alugada para Paulo Márcio Simões Queiroz. A Capitania dos Portos no Amapá foi informada do naufrágio duas horas depois.
Em nota, a Capitania dos Portos informou que, de acordo com declarações repassadas pelo comandante da embarcação, um vento forte atingiu a embarcação, nesse momento, passageiros chegaram a cair na água e foram resgatados por uma balsa que passava pelo local.
O trecho onde aconteceu o naufrágio dificulta as buscas, pois as águas são escuras e há muita correnteza.
O governo do Estado do Amapá auxilia a Capitania dos Portos no resgate às vítimas com duas aeronaves – um helicóptero e um avião cesna – dois médicos e um enfermeiro. Até agora não se sabe o número de pessoas que estavam à bordo da embarcação e nem o número de desaparecidos, não há lista de passageiros. Uma central para recebimento de informações foi criada neste domingo, 1, para recolher depoimentos de familiares e tentar fechar uma lista com nomes de quem viajava na embarcação, no quartel dos bombeiros de Santana (AP).
O governo do Pará também está auxiliando a Capitania dos Portos com duas aeronaves que fizeram neste sábado o transporte de oito sobreviventes para Santarém e de quatro sobreviventes para Macapá neste domingo. O Grupamento Marítimo Fluvial (1°GMAF) seguiu com 05 mergulhadores no sábado, domingo seguiram mais 5 do 4°Grupamento Bombeiro Militar de Santarém, totalizando dezoito mergulhadores do Pará e Amapá fazendo as buscas na região. Ao todo, 46 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo integrantes da tripulação.
Até o momento foram resgatados 6 corpos, de acordo com os bombeiros, as vítimas são cinco mulheres e um homem. Três corpos encontrados no sábado foram levados para o município de Almerim, no Pará. Os três resgatados neste domingo serão levados para Macapá em aeronave do governo do Pará.
A partir de agora os corpos resgatados serão levados para Macapá em aviões do governo do Pará.