Corpo de Bombeiros Militar participa do Programa Território pela Paz na Cabanagem
Publicado: 30 de julho de 2019 - Hora: 17:08

5. Corpo de Bombeiros Militar participa do...

Na manhã desta segunda-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará esteve presente na Escola Estadual José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, para realizar ações socioeducativas oferecidas por meio do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), implantado pelo Governo do Pará através da mobilização de vários órgãos, objetivando levar obras e serviços que contribuam para a redução da vulnerabilidade social e ajudar na prevenção da violência.

O Corpo de Bombeiros contou com a presença do Tenente Coronel Benjó da CEDEC, que representou o Comandante Geral Coronel Hayman Apolo. O Tenente Coronel Helton Moraes, o Subcomandante Operacional e demais militares também deram apoio nas ações. O papel da corporação no TERPAZ Cabanagem, foi apresentar suas funções, montando um ciclo de atividades operacionais para poder sensibilizar e chamar atenção da comunidade, oferecendo palestras sobre acidentes domésticos, demonstrando ao público como agir em casos de acidentes com gás de cozinha; a prática no uso de equipamentos individuais de respiração (P.A) utilizados nas ocorrências de incêndios, orientações sobre prevenção de acidentes com fogo e demonstrações de artefatos aplicados nas missões de resgates, como a serra elétrica. Para a criançada, o CBM disponibilizou a tirolesa como forma de entreter e demonstrar suas funções.

Para a pedagoga Ivanilda Vieira, diretora da Escola, a instituição está aberta para contribuir e dar suporte ao programa. “Já podemos visualizar não só os benefícios para a escola, mas também para toda a comunidade. E por ser uma região que necessita de projetos sociais, a gente abraça a ideia. O Corpo de Bombeiros contribuiu bastante, principalmente para os pais, com orientações na prevenção de acidentes domésticos” ressaltou.

Para João Vitor, de 11 anos, esse dia vai ser inesquecível. “Eu sempre ficava admirando os Bombeiros quando os via na rua, agora quero ser um deles e poder salvar vidas” declarou o garoto, entusiasmado.

O Tenente Coronel Helton destaca a aproximação da população com o CBM “É nosso objetivo chamar a atenção da comunidade para o papel da corporação, não só com o punho de prevenção das ações no combate a incêndios e salvamentos, mas também contra a criminalidade. Uma vez que é uma profissão bonita e chama atenção dos jovens, é nosso papel mostrar a eles que ser bombeiro é uma ótima opção de carreira para o jovem, em especial dos bairros mais carentes”.