Semana de Prevenção no 21ºGBM do Comércio
Publicado: 16 de abril de 2019 - Hora: 15:03

5. Semana de Prevenção no 21ºGBM do...
Semana de Prevenção no 21ºGBM do Comércio

O 21º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) encerrou a Semana de Prevenção alusiva ao aniversário da unidade, no dia 05 de Abril, data em que se comemora 20 anos de existência do grupamento localizado na Rua João Diogo, N°236, no  bairro da Cidade Velha em Belém. Para a ocasião foram apresentadas diversas atividades para alunos de uma escola pública convidada levando noções básicas de segurança, e uma maior conscientização sobre procedimentos a serem adotados diante de acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, engasgo de bebês, crianças e adultos entre outras orientações.

A programação foi repleta de muitas atividades, os militares do 21° GBM prepararam atividades de Demonstração Operacional e Recreação com alunos de uma escola pública convidada e familiares do efetivo, onde os alunos irão receber demonstrações práticas sobre as atividades desenvolvidas pelos bombeiros, e de como proceder em situações de emergência.  Encerrando a programação com homenagem e entrega de diplomas aos ‘’Amigos do 21°GB’’,  e confraternização entre os militares.

Histórico: O espaço onde funciona o atual quartel do 21º GBM possui um histórico muito importante para o CBMPA. Segundo Menezes (2007) dividiam o mesmo terreno várias Unidades importantes da corporação. O Terreno foi adquirido em 30 de julho de 1898 e até 2004 funcionou o Quartel do Comando Geral (QCG) e a partir de 2005, funcionaram o Comando Operacional (COP), o Grupamento de Socorro e Emergência e o Núcleo de Operações com Produtos Perigosos (GSE/NOPP), além do 7º Subgrupamento Bombeiro Militar (7º SGBM – Comércio).

Em 1948 foi construído do muro no terreno contíguo ao Quartel, fazendo ângulo com a rua 16 de Novembro, e do pavilhão com dois pavimentos, sendo a parte superior destinada ao alojamento das Praças e a térrea para a instalação de oficinas, com um dique para lavagem e lubrificação das viaturas. No local onde hoje está instalado o 21º Grupamento Bombeiro Militar. (MENEZES, 2007).

Sabendo que a atuação desses heróis do fogo, que vai desde um grande incêndio a ações preventivas objetivando minimizar os diversos riscos, foi implantado no ano de 2013 Seção de Atividades Técnicas do 7º Subgrupamento de Bombeiro Militar visando atender dentre outros, o Centro Comercial de Belém, considerados mais populosos da cidade de Belém, como Jurunas, Cremação, Terra Firme e Condor, sendo que este bairros possuem o maior número de residências do tipo palafitas, e do Bairro da Campina (Centro Comercial de Belém) com o maior número de lojas, formando a zona mais sensível de Belém.

Texto: Mônica Assunção