CBMPA HOMENAGEIA MILITARES QUE PARTICIPARAM NO SENABOM 2018
Publicado: 30 de novembro de 2018 - Hora: 13:29

5. CBMPA HOMENAGEIA MILITARES QUE PARTICIPARAM NO...
CBMPA HOMENAGEIA MILITARES QUE PARTICIPARAM NO SENABOM 2018

Na última quarta-feira, 28,  por volta das 10h da manhã foi realizada uma cerimônia de homenagem a todos os Militares que participaram do Seminário Nacional de Bombeiros 2018 (SENABOM), no auditório do Comando Geral.

O evento aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e é um dos principais encontros para bombeiros de todo o Brasil. A programação de três dias do SENABOM 2018, conta com palestras, trabalhos científicos, minicursos, provas técnicas e uma feira de exposição onde serão apresentados os equipamentos destinados às áreas de emergência do Brasil, prevenção e combate a incêndios.

O seminário teve como público-alvo os bombeiros militares, policiais, integrantes das forças armadas,  bombeiros civis e comunitários, agentes de defesa civil e estudantes, dentre outros profissionais. Um dos palestrantes que estava presente no SENABOM , foi oficial da Marinha Tailandesa, o contra-almirante Apakorn Yukongkaew, que coordenou as operações de resgates dos 12 adolescentes presos em uma caverna de Tham Luang, na província de Chiang Rai, Norte da Tailândia.

Atividades realizadas:

Feira de Bombeiros, Campeonato de salvamento aquático, disputa bombeiro de aço , palestras com diversas frentes de atuação, tais como: atividade de mergulho, atividade  de salvamento veicular, pronto-socorrismo, treinamento com produtos perigosos, entre as atividades do bombeiro.

Dentre as atividades realizadas no SENABOM, podemos destacar:

Bombeiros de Aço:

SD Rock (1° GBS),   SD Marcos (1° GBM),   SD Carmina (18° GBM – Salvaterra).

Ressalta-se que a Soldada Carmina trouxe o 5° Lugar Geral a nível nacional, na categoria feminina representando os Bombeiros do Estado do Pará. Na categoria Bombeiros de Aço.

De acordo com o Capitão Leonardo, ”a prova em que a SD Carmina participou foi a mais emocionante,  em meio a tantas dificuldades, ela conseguiu trazer este prêmio para nossa instituição”.

O Campeonato Nacional de Salvamento Aquático:

TCEL Silva Junior,  SubT Jedalias, CB Nogueira, CB de Souza, CB Vinente, CB Soares, CB Brasil, CB Fábio, CB Leão e o SD Relry.

O CEL BM Roger, Comandante Operacional, acentuou a importância de um evento com porte nacional e da presença de uma comitiva do Pará – um evento enriquecedor, tanto na prova Bombeiro de Aço, como no Campeonato de Salvamento Aquático – que mesmo em número reduzido, conseguiu lograr êxito em várias disputas, e conquistando medalhas e alcançando uma boa classificação no geral.

Texto: Mônica Alexandra Assunção

Fotos: Sargento Silva e Capitão Leonardo