CEDEC PROMOVE PALESTRA SOBRE ARPA
Publicado: 8 de novembro de 2018 - Hora: 15:28

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CEDEC PROMOVE PALESTRA SOBRE ARPA
CEDEC PROMOVE PALESTRA SOBRE ARPA

 

Nesta quarta-feira (07), A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizou uma palestra sobre o uso de ARPA – Aeronaves Remotamente Pilotadas, ministrada pelo TCEL PM Absolão e pelo CB BM Camilo, ambos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP).  A palestra foi apresentada dentro da programação do Curso Avançado de Defesa Civil Para as Coordenadorias Municipais, que acontece no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, no período de 5 a 11 de novembro de 2018.

O objetivo principal foi despertar o interesse do público especializado no uso de ARPA – Aeronaves Remotamente Pilotadas, mas não apenas no uso em si da aeronave, mas no uso seguro, com base na legislação, de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Foi feita a demostração da Aeronave Remotamente Pilotada do GRAESP, o Pegasus, que possui uma asa rotativa e é a primeira ARPA  de segurança pública do país.  O Pegasus é um veículo aéreo não tripulável, que tem a função de captar imagens, que serão disponibilizadas para os órgãos de segurança pública que venham a se interessar pelo material obtido, como, por exemplo, a aerofotometria e as  filmagens de inteligência.

“Por ser uma aeronave que a gente tem a bastante tempo, desde 2002, ela não atende mais aos requisitos da norma de segurança que a ANAC exige. Hoje ela está para a demostração e treinamento do nosso pessoal” disse o CB. BM Camilo.

De acordo com TCEL PM Absolão a Defesa Civil tem uma função muito importante,  a de restabelecer a normalidade em ambientes que, por algum fator, tenham sido afetados, trazendo tranquilidade à população com o uso das Aeronaves remotamente pilotadas para o exercício dessa atividade.

 

 

TEXTO: ASCOM CBMPA

Por: Carla Renata Cruz

Fotos: Carla Renata Cruz

Em: 08/11/2018

 

Skip to content