Segurança e prevenção no segundo fim de semana do pré-carnaval na Cidade Velha
Publicado: 16 de janeiro de 2018 - Hora: 10:39

5. Segurança e prevenção no segundo fim...
Segurança e prevenção no segundo fim de semana do pré-carnaval na Cidade Velha

O segundo final de semana de pré-carnaval nas ruas da Cidade Velha foi marcado pela segurança e muita diversão dos foliões, na tarde deste sábado (13). As medidas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para garantir a tranquilidade de brincantes e também dos moradores do bairro começaram a ser tomadas no último final de semana, durante a abertura do pré-carnaval, nas passagens dos blocos “Kalango” e “Largadinho do Mormaço”.

Com o objetivo de estabelecer a prevenção no desenvolvimento dos eventos contribuindo para prevenção da ordem pública e segurança dos envolvidos, especificamente nos pontos de maior vulnerabilidade a acidentes ao público, atuando nas áreas de atendimento pré hospitalar extinção de incêndios, salvamento, visando garantir a prevenção, além de conservar e estabelecer a integridade e segurança patrimonial e física dos militares e foliões.

As medidas de prevenção adotadas neste sábado contaram com a atuação de 372 homens: 131 policiais militares, 32 bombeiros, 20 agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), 21 fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon), 10 agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), 10 policiais civis e 10 técnicos da Defesa Civil.

O efetivo do bombeiro também esteve presente em cada uma das cinco plataformas de observação que foram montadas durante o percurso, o posto fixo dos agentes de segurança pública, equipados com HT’s aparelhos de ‘rádios de comunicação’ que serve para o atendimento rápido das ocorrências ao longo do circuito na passagem dos blocos.

No segundo dia do último final de semana, cerca de 200 policiais militares divididos em dois turnos, 12 agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), 54 guardas municipais, 25 bombeiros militares e policiais civis trabalharam neste domingo (14). Os bombeiros atuaram com as viaturas resgate e incêndio. Toda essa estrutura facilitou a ação dos agentes do Sistema de Segurança Pública para proporcionar ao folião mais segurança. Nenhuma ocorrência grave foi registrada neste final de semana.

Os militares do Corpo de Bombeiros estiveram reforçando no trabalho preventivo desde a semana passada, (6), nos blocos de ruas, que serão realizados sempre aos finais de semana, a programação se estende até o dia 4 de fevereiro.

Fotos: Thiago Gomes e Carlos Sodré (Agência Pará)