Projeto Bombeiros na Comunidade é realizado pelo CBMPA
Publicado: 18 de novembro de 2017 - Hora: 21:25

5. Projeto Bombeiros na Comunidade é realizado...
Projeto Bombeiros na Comunidade é realizado pelo CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará promoveu uma manhã de instrução e recreação para os moradores do Conjunto Providência, na manhã deste sábado, 18. A ação faz parte da semana de prevenção, alusiva aos 135 anos do CBMPA e foi realizada junto ao Projeto Resgate.

“Nós levamos as noções de prevenção de incêndio e primeiros socorros a Comunidade para aproximar a população do CBMPA. As atividades de recreação, além de serem consideradas como lazer são também uma forma de mostrar os procedimentos que realizamos” Comentou Major Marcelo Álvaro ao conversar com a comunidade.

Estruturas de simulação foram montadas para ilustrar as diversas situações que podem ocorrer em uma residência, principalmente naquelas que possuem crianças. Na cozinha, o principal cuidado é com o botijão, os Bombeiros alertam aos principais cuidados como validade, tamanho da mangueira do gás e da necessidade de possuir o selo Inmetro.

Os alunos do Projeto Escola da Vida estiveram presentes na ação para compartilhar todas as experiências adquiridas no PEV. Os alunos fizeram uma simulação de engasgo, utilizando um boneco para ilustrar um bebê. As mães das crianças aprenderam como proceder em situações de emergência e participaram das simulações.

Elen Roque conseguiu realizar o procedimento corretamente. “Eu entendi que primeiramente é necessário manter a calma quando acontecer acidentes e repetir todos os processos até controlar a situação”, comentou a moradora.

O Sargento Dilcinei Lima explicou sobre os cuidados e enfatizou sobre o significado de primeiros socorros. “O nome já diz que é o primeiro procedimento, mas, em qualquer situação é preciso levar a vítima ao hospital para avaliação” ressaltou o Sargento.

Para demonstrar situações de Prevenção de Incêndio foi utilizado um botijão de gás para reproduzir um vazamento.

Semana de prevenção e dia do Bombeiro Paraense

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará está promovendo no período de 17 a 24 de novembro a Semana Alusiva ao dia do Bombeiro Paraense que completará 135 anos com efetivo serviço prestado à comunidade Paraense.

A programação foi iniciada no dia 17 com um “Culto Ecumênico” no quartel do Comando Geral dos Bombeiros; Hoje, 18, foi realizado o evento “Bombeiro na Comunidade”; O ““Workshop Defesa Civil e Segurança Contra incêndio  e emergência”” acontecerá no dia 20 de novembro no Centro de Convenções e Feira da Amazônia – Hangar no horário de 08h às 18h com palestras operacionais com a temática das ocorrências atendidas no âmbito do CBMPA; No período de 21 e 22 de novembro será realizada a “Campanha de Prevenção de Afogados”, prevenção para quem desenvolve práticas no ambiente aquático e no dia 24 de novembro será realizada a Solenidade Cívica Militar alusiva ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos César (Colaboração Eduardo Monteiro)