Bombeiros trabalham empenhados na segurança do primeiro traslado do Círio 2017
Publicado: 7 de outubro de 2017 - Hora: 09:34

5. Bombeiros trabalham empenhados na segurança do...
Bombeiros trabalham empenhados na segurança do primeiro traslado do Círio 2017

“Viva a nossa senhora de Nazaré!”, com gritos de adoração e fé, fiéis, militares acompanharam o primeiro Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiro Militar do Pará estiveram empenhados durante o evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 06, e percorreu as ruas da cidade de Belém até Ananindeua.

Viaturas do CBMPA acompanharam toda a procissão com o objetivo de prestar serviços, como prevenção e auxílio, isolamento de áreas consideradas perigosas e atendimento ao público. O Traslado da Padroeira dos Paraenses é a primeira das 12 procissões do Círio de Nazaré e teve início às 8h da manhã, com saída da Basílica de Nazaré com a duração de 12 horas, a romaria do Traslado terminou às 20h30 na Igreja Matriz de Ananindeua. Cerca de 1,3 milhões de romeiros participaram desta procissão. O grande efetivo dos bombeiros finalizou seu trabalho com sucesso de forma eficaz e de prontidão nas ocorrências dos romeiros.

O Sargento Carlos César é fotografo dos bombeiros há mais de 10 anos e comenta: “no translado há presença de motos, bicicletas, carros e civis a pé. Como são vários meios de transporte, nós bombeiros precisamos orientar e ficar atento a tudo que está acontecendo, pois caso alguém peça socorro, esteremos lá para dar o apoio e fazer o atendimento”, afirmou.

Novidades Círio 2017

Pensando na segurança da população e no bem estar da sociedade, este ano o Círio passou por algumas mudanças para melhorar o esquema de segurança e a forma de repassar a informação com rapidez e eficácia. Uma das novidades deste ano é a mudança do local da Sala de Situação, do Corpo de Bombeiros para a sede do CIOP. A sala foi montada hoje, 06, às 7 horas da manhã, antes mesmo do translado rodoviário, que iniciou a primeira das 12 procissões oficiais do Círio 2017. A sala ficará em atividade até no domingo do Círio.

As ações de segurança possuem o objetivo de proporcionar a sensação de segurança e oferecer possíveis atendimentos emergenciais, além de trabalhar na prevenção de ocorrências de delitos como roubo. A sala de situação foi montada para monitorar as ocorrências do evento e do entorno do local. O ambiente contou a presença de oficiais que vão estar durante a Operação para tratar assuntos de relevância ao Círio. A sala também é um meio para acesso à informação, permitindo que imprensa e interessados possam adquirir informações como: número de pessoas, de ocorrências, tipo de situações entre outras.

O comandante geral do CBMPA, coronel Zanelli Nascimento esteve durante a implantação do Sistema de Comando de Incidentes que é a ferramenta utilizada para gerenciar grandes eventos com a participação de outras Instituições da Secretaria de Segurança Pública. A assessoria de comunicação social do Corpo de Bombeiros Militar do Pará se fez presente mais uma vez dando suporte e apoio, que também estará no CIOP até o domingo do Círio. Amanhã, 07, a partir das 5 horas da manhã a romaria continuará seu trajeto saindo de Ananindeua em sentido à Icoaraci para o início do Círio Fluvial.

Por Ascom CBMPA

Fotos Sargento Carlos César