Bombeiros iniciam a “Operação Boas Festas”
Publicado: 1 de dezembro de 2017 - Hora: 12:40

5. Bombeiros iniciam a “Operação Boas Festas”
Bombeiros iniciam a “Operação Boas Festas”

Na manhã de hoje, 01, foi realizada a abertura oficial da “Operação Boas Festas”, que são ações operacionais das forças de segurança que visam garantir tranquilidade para a população com o esforço de reduzir as ocorrências em dezembro.

“É época de festas, época em que um número grande de pessoas viajam e com isso a residência é deixada sozinha, o aumento da circulação de dinheiro nesse mês que é normal e acaba ocasionando em aglomeração de pessoas em diversos lugares, e a operação vai reformar o serviço de segurança que é essencial para todos. Além de reforçar o espírito de união com todas as unidades do sistema de segurança do Pará”, afirmou o secretário de Segurança Pública, general Jeannot Jansen.

O Corpo de Bombeiros Militar irá executar serviços de prevenção durante o mês de dezembro no Pará, oferecendo procedimentos básicos e operacionais, no que diz respeito ao serviço de prevenir, preservar, conservar e estabelecer a integridade patrimonial e física da sociedade em geral e dos próprios militares envolvidos, e executar os serviços de prevenção contra incêndio, controle de pânico e atendimentos de socorro de urgência e emergência por ocasião das festas de Natal e Ano Novo.

“O Bombeiro faz parte do sistema de segurança pública e nós continuamos com nossas obrigações, nossas atividades de prevenção, combate a incêndio, de vistorias em locais que possam haver aglomerações, ou seja, continua com seu trabalho de servir a sociedade, só que desta vez em conjunto, vamos reforçar o efetivo, acompanhar o plano de planejamento e todas as ações da segurança pública”, pontuou o Sub Comandante dos bombeiros, coronel Augusto Lima.

Hoje, 01, o CBMPA esta realizando a abertura da operação “Boas Festas” com ações de prevenção para o público. Na Região Metropolitana de Belém a abertura aconteceu na Praça da Bandeira, às 8h da manhã com a reunião de tropas de todo o efetivo das Instituições que compõem o sistema de segurança pública; Em Ananindeua será na Praça da Bíblia – Cidade Nova, com apresentação da Banda de Música do CBMPA, do Projeto Escola da Vida e será montado um espaço com escovódromo para as crianças com orientações sobre saúde bucal e a forma adequada de escovar os dentes, além de exposição de materiais operacionais, com início às 8h da manhã e o segundo turno, das 15h e se estende até às 21h da noite; Em Marituba a ação começou a partir das 8h na Praça Menino de Deus.

Para a abertura da operação, 20 Oficiais e 50 praças vão estar presentes nas atividades em Belém; Ananindeua contará com todo o efetivo do 3º Grupamento Bombeiro Militar; e Marituba receberá o apoio dos Bombeiros Militares do 25º GBM.

Após a abertura da operação o efetivo do CBMPA se dedicará ao mês de dezembro para realizar seu trabalho preventivo contra incêndio e afogamentos, controle de pânico, atendimento pré-hospitalar e emergências.

Durante a operação “Boas Festas” o Centro de Atividades Técnicas (CAT) do CBMPA realizará vistorias Técnicas nas áreas comerciais dos Municípios em conjunto com as Seções de Atividades Técnicas (SAT) que organizará as estatísticas das vistorias realizadas.

O Corpo de Bombeiros do Pará já atendeu este ano, até o mês de novembro mais de 41.636 ocorrências no estado, 799 realizados em salvamentos e 25.295 em prevenção de auxílio. Dos 111 municípios do Estado, Belém, Ananindeua, Marabá, Salinópolis e Santarém foram os que mais registraram ocorrências de prevenção neste ano, até o corrente mês.

Por ASCOM CBMPA