Bombeiros doam sangue e alimentam esperanças em diversas pessoas
Publicado: 20 de junho de 2018 - Hora: 13:33

5. Bombeiros doam sangue e alimentam esperanças...
Bombeiros doam sangue e alimentam esperanças em diversas pessoas

Veja mais fotos

Ocorreu na manhã do dia 19 de junho, a partir das 9h, a Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). O evento mobilizou militares em várias unidades do CBMPA e fomentou, por meio da doação, os sentimentos de humanismo e amor ao próximo. A mobilização fez parte da intensa programação alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho.

A ação, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Hemopa, teve como objetivo principal captar doadores para aumentar o estoque nos bancos de sangue, mas também, despertar nos concessores a consciência quanto à importância de um gesto singelo que, para centenas de pessoas em situações de risco à vida, significa a salvação. Ao doar sangue, uma pessoa é tocada pela sensação de estar contribuindo com a vida humana, visto que uma única bolsa pode salvar até quatro vidas.

Além dos Grupamentos da Capital, é válido ressaltar que a mobilização se estendeu pelo Estado do Pará, nos municípios de Redenção, Capanema, Canaã dos Carajás, Cametá, Altamira e São Miguel do Guamá. Também, na manhã do dia 20, os militares do 9º Grupamento de Altamira estiveram no banco de sangue da cidade para contribuírem com a campanha de valorização à vida.

Em entrevista para a ASCOM, a Major BM Gabriela, coordenadora da Campanha, afirmou que o lema “amor ao próximo” marcou a manhã. De acordo com a Major, o dia 19, em várias unidades do Corpo de Bombeiros, teve um dia de trabalho diferente. O efetivo do CBMPA de diversas localidades se fez presente nos centros de Hemoterapia. “A união presente na campanha em que o foco são outras vidas nos torna mais humanos. Não sei se as pessoas têm consciência do quão simples e ao mesmo tempo grandioso é este ato”. Major Gabriela também frisou que o CBMPA constantemente recebe solicitações dos familiares de pessoas hospitalizadas que precisam da doação.

De acordo com a Subdiretora de Ensino do CBMPA, Vivian Leite, que foi doadora na Campanha: “Foi muito bom saber que o pouco de sangue que doei poderá salvar mais de uma pessoa. Um gesto tão simples, que não dói nada, engrandece a alma e ajuda aqueles que necessitam da nossa atitude”.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Zanelli, também frisou a importância da Campanha e fez o convite: “convido todos os militares do Corpo de Bombeiros a participarem da doação de sangue, um ato para salvar vidas”. Sendo assim, no dia 23 de junho, dando continuidade aos eventos da Semana de Prevenção, o Quartel do 3º GBM em Ananindeua, receberá a equipe do Hemopa para a coleta de sangue no município e em localidades próximas, e além disso, promoverá em parceria como órgãos do município, a emissão de Carteiras de Identidade e o sorteio de uma Carteira de Habilitação para os doadores. Portanto, o Corpo de Bombeiros convida a Sociedade Civil para contribuir com a doação, lembrando que é muito além de uma bolsa de sangue. É esperança, é vida, é uma pequena parte de você que pode salvar um futuro.

Texto: Júlio Leandro

Fotos: Sargento Carlos