Bombeiros de Altamira garantem proteção aos veranistas
Publicado: 8 de agosto de 2017 - Hora: 12:42

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Bombeiros de Altamira garantem proteção aos...
Bombeiros de Altamira garantem proteção aos veranistas

Na região do Xingu, várias cidades são assistidas pelo 9º Grupamento de Bombeiros de Altamira. Neste período de férias a operação veraneio se dá na cidade de Altamira e se estende a cidades vizinhas como Senador José Porfirio e Porto de Moz, localizadas a 70 e 160 km respectivamente, via fluvial. Em Porto de Moz, os bombeiros garantem a segurança de todos veranistas que aproveitam as férias, em especial os fins de semanas devido a um evento tradicional que acontece anualmente chamado Festol.  

Aproximadamente 5 mil pessoas passam por dia pela Praia da Chácara em Porto de Moz, em busca de diversão, sobretudo, para aproveitar a bela praia de água doce que fica no coração paraense. A grande quantidade de banhistas na água é uma preocupação constante dos guardas vidas, que ficam atentos a cada movimento considerado de risco. 

Orientações de prevenção são feitas ao longo da praia e também na água, onde se concentram um maior número de crianças, a fim de evitar que as mesmas possam se dispersar e irem para zona considerada de risco na água. Diversas ocorrências foram registradas pelos guardas vidas nas praias da chácara em Porto de Moz, como: princípios de afogamentos, acidentes com vidros, queda de crianças de árvores, naufrágios de pequenas embarcações e queimaduras. 

Orientações aos pilotos de embarcações, como a de não ingerir bebidas alcoólicas e sempre usar coletes salva vidas foram repassadas para evitar acidentes e também que os mesmos não adentrassem na zona demarcada por boias. 

Segundo o tenente Gilmarcos, os objetivos da operação veraneio na região foram alcançados, pois foi realizado a prevenção e orientação, assim não houve óbito, garantindo o sucesso das atividades nas praias que o 9º GBM esteve Atuando.  

Em Senador José Porfirio o público foi bastante rotativo nos finais de semana, pois há muitos turistas que se deslocam para passar as férias e aproveitam para curtir a Praia do Leme. 

Para o 2º Sargento Aleixo que esteve à frente da guarnição em Senador José Porfirio comenta: “a praia oferece uma condição muito boa para o banho e facilita bastante o serviço do guarda vida. A intervenção feita pelos bombeiros, foi importante para que viesse ter resultados positivos, como exemplo o balizamento e sinalização na praia, que é de fundamental importância para a sensibilização de todos. Com isso as embarcações encostavam no local certo, o veranista criou-se um limite de segurança, ajudando na prevenção”, finalizou. 

Por Cabo BM Frederico. REDERICO 

Skip to content