Bombeiros de Altamira garantem proteção aos veranistas
Publicado: 8 de agosto de 2017 - Hora: 12:42

Bombeiros de Altamira garantem proteção aos veranistas

Na região do Xingu, várias cidades são assistidas pelo 9º Grupamento de Bombeiros de Altamira. Neste período de férias a operação veraneio se dá na cidade de Altamira e se estende a cidades vizinhas como Senador José Porfirio e Porto de Moz, localizadas a 70 e 160 km respectivamente, via fluvial. Em Porto de Moz, os bombeiros garantem a segurança de todos veranistas que aproveitam as férias, em especial os fins de semanas devido a um evento tradicional que acontece anualmente chamado Festol.  

Aproximadamente 5 mil pessoas passam por dia pela Praia da Chácara em Porto de Moz, em busca de diversão, sobretudo, para aproveitar a bela praia de água doce que fica no coração paraense. A grande quantidade de banhistas na água é uma preocupação constante dos guardas vidas, que ficam atentos a cada movimento considerado de risco. 

Orientações de prevenção são feitas ao longo da praia e também na água, onde se concentram um maior número de crianças, a fim de evitar que as mesmas possam se dispersar e irem para zona considerada de risco na água. Diversas ocorrências foram registradas pelos guardas vidas nas praias da chácara em Porto de Moz, como: princípios de afogamentos, acidentes com vidros, queda de crianças de árvores, naufrágios de pequenas embarcações e queimaduras. 

Orientações aos pilotos de embarcações, como a de não ingerir bebidas alcoólicas e sempre usar coletes salva vidas foram repassadas para evitar acidentes e também que os mesmos não adentrassem na zona demarcada por boias. 

Segundo o tenente Gilmarcos, os objetivos da operação veraneio na região foram alcançados, pois foi realizado a prevenção e orientação, assim não houve óbito, garantindo o sucesso das atividades nas praias que o 9º GBM esteve Atuando.  

Em Senador José Porfirio o público foi bastante rotativo nos finais de semana, pois há muitos turistas que se deslocam para passar as férias e aproveitam para curtir a Praia do Leme. 

Para o 2º Sargento Aleixo que esteve à frente da guarnição em Senador José Porfirio comenta: “a praia oferece uma condição muito boa para o banho e facilita bastante o serviço do guarda vida. A intervenção feita pelos bombeiros, foi importante para que viesse ter resultados positivos, como exemplo o balizamento e sinalização na praia, que é de fundamental importância para a sensibilização de todos. Com isso as embarcações encostavam no local certo, o veranista criou-se um limite de segurança, ajudando na prevenção”, finalizou. 

Por Cabo BM Frederico. REDERICO 

Compartilhar: