1º GBS recebe novo comandante
Publicado: 13 de abril de 2018 - Hora: 12:57

5. 1º GBS recebe novo comandante
1º GBS recebe novo comandante

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), localizado na Avenida Arthur Bernardes, em Belém, realizou na manhã desta quinta-feira (12), a cerimônia de transmissão de comando, ao novo comandante Tenente Coronel Varela. A solenidade contou a presença de 48 militares e Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, Coronel Marcus Norat, que estava representando o Comandante Geral do CBMPA, Coronel Zanelli Nascimento.

O novo Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, retorna ao GBS, pois foi o primeiro quartel que o Tenente Coronel Varela, iniciou a carreira militar. “É um momento muito especial, quando formado esse foi o meu primeiro quartel. Sendo que GBS é um quartel de grande relevância para a população paraense. Então, para mim é um grande orgulho poder voltar ao meu primeiro quartel quanto comandar o Grupamento de Busca e Salvamento.”, destacou.

A população paraense irá receber o empenho e um trabalho de qualidade do novo comandante e do seu efetivo. Sobre esse momento de transmissão de comando, o Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Norat, enalteceu a importância da diretriz operacional que está sendo resgatada: “Essas passagens de comando tem que ser com orientação e previstas cumprindo o que o regulamente prescreve ”, explicou o Coronel Norat.

Em relação a cerimônia, o antigo Comandante do 1º Grupamento de Busca e Salvamento, Tenente Coronel Silva Júnior, descreve a emoção e os novos desafios, “sempre foi um sonho estar no 1º GBS, um sonho que foi concretizado. Fizemos um trabalho que o tempo nos permitiu. Apesar da tristeza de deixar este grupamento querido,  saber que na nova função que irei assumir poderei oferecer um melhor apoio ao quartel e toda a equipe.”, descreveu o Tenente Coronel, Silva Júnior.

As passagens de comandos ocorreram também nos quartéis de  Santarém e Santa Izabel, e a partir da próxima semana as demais unidades também irão vivenciar a solenidade de mudanças de comando.

1º GBS

O 1º Grupamento de Busca e Salvamento é uma unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que atua em diversas áreas tais como: Busca e Resgate em Área de Selva, Busca e Resgate em Estrutura Colapsada, Salvamento em altura, Salvamento Terrestre, Salvamento veicular, Produtos perigosos, dentre outras.

Texto: Ascom CBMPA
Fotos: Sargento Carlos