1º Grupamento Bombeiro Militar – Belém

3. Unidades
  5. 1º Grupamento Bombeiro Militar – Belém

Histórico da unidade

O 1º Grupamento de Bombeiros Militar foi criado no dia 20 de junho de 1974 por força da Lei Estadual nº 4.251 que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar, que estrutura no Comando do Corpo de Bombeiros o 1º Grupamento de Incêndio. Funcionando nas instalações do Comando Geral, situado à rua João Diogo, no bairro do Comércio. É nomeado no dia 1º de Janeiro de 1975, o primeiro Comandante do Grupamento, o 1º Ten QOBM RAIMUNDO NONATO DA COSTA. O atual terreno do 1º GBM foi ocupado ainda em meados da década de 40, segundo o Sgt BM MANOEL MORAES, estudioso da história do CBMPA, por uma guarnição da Polícia Militar para fins de pastagem dos animais da cavalaria, terreno este conhecido como “Invernada”. Após várias tentativas de invasão, os componentes do Comando do Corpo de Bombeiros passaram a montar guarda no referido terreno, objetivando construir o futuro Quartel do 1º GI. No ano de 1978 o Comando do Corpo de Bombeiros celebrou convênio com a COSANPA, onde esta empresa comprometeu-se a construir as instalações de um Quartel, construção que foi inaugurada no dia 02 de Julho de 1988, data que marca a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro e transferência do 1º GI para as suas novas dependências, situado a travessa Padre Eutíquio, nº 2806 – Bairro da Cremação. Nessa ocasião o Comandante era o então TCel GILBERTO FERNANDES DE SOUZA LIMA. Posteriormente, no dia 01 de janeiro de 2000, o 1º Grupamento de Incêndio passou a se chamar 1º Grupamento de Bombeiros Militar por força de uma determinação publicada no Boletim Geral da Corporação nº 222 de 15 de dezembro de 1999.

Além de combater incêndios e efetuar buscas e salvamentos, o 1º GBM abraça como missão, o Projeto Escola da Vida, que tem como objetivo favorecer crianças com conhecimentos básico da profissão Bombeiro Militar além de outras atividades de caráter interativo social, reforçando a educação para a formação do futuro cidadão. A Escola da Vida foi criada no âmbito da Corporação, no dia 01 de abril de 1993 pelo até então Comandante do 1º GI, TCel QOBM Raimundo Alexandre do Nascimento, atualmente instrui 180 alunos no quartel do 1ºGBM e é também difundida em polos nas outras Unidades do CBMPA.

Área de Atuação:
Bairros: Cremação, Condor, Jurunas, Batista Campos, Guamá e Terra Firme

Comandante: TCEL QOBM Marcelo Horácio Alfaro.

Subcomandante: MAJ QOBM Danilo Rodrigues Silva.

Contatos da unidade

Endereço: Tv. Padre Eutiquio, N° 2806, Cremação, Belém-PA, CEP:66.045-000.

E-mail: 1gbm@bombeiros.pa.gov.br / 1gbmpa@gmail.com