Carregando agora

Representantes do CBMPA participam de coletiva de imprensa na SEGUP sobre Operação Carnaval 2017.

Representantes do CBMPA participam de coletiva de imprensa na SEGUP sobre Operação Carnaval 2017.

Na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, o Subcomandante Geral Coronel Lima; o Tenente Coronel Alexandre Costa do Nascimento e a Major Viviam, representaram o Corpo de Bombeiros do Pará na coletiva de Imprensa sobre a Operação Carnaval que foi realizada na SEGUP.

A Operação Carnaval 2017 será realizada no período de 24 de fevereiro a 02 de março e mobilizará cerca de 7 mil agentes de segurança. Para apresentar os serviços que serão desenvolvidos pelos órgãos de segurança do Estado, a Secretaria de Segurança Pública promoveu uma coletiva de imprensa onde foram apresentadas todas as ações a serem realizadas durante o período carnavalesco.

De acordo com a SEGUP 142 localidades do interior do Estado e da região metropolitana de Belém receberão reforço das ações preventivas e de combate à criminalidade.

O trabalho operacional da segup objetiva assegurar a tranquilidade dos foliões e da população em geral, assim como do patrimônio, além de manter os dados estatísticos de redução dos índices de acidentes, como os do ano passado.

Neste ano Quinhentos e dezenove militares do Corpo de Bombeiros do Pará trabalharão na Operação Carnaval , com a finalidade de regular, orientar e implantar o Plano de Ação da Corporação no que diz respeito ao serviço de prevenção e resposta à urgência e emergência por ocasião das festividades carnavalesca.

Os militares do CBMPA irão atuar nos serviços de guarda vidas nos balneários da região metropolitana de Belém e interior do Estado. Ainda atuarão nos serviços de resgate rodoviário e prontidão em carnaval de rua.

Nos balneários 344 guarda-vidas realizarão o serviço preventivo com orientações sobre os riscos dos locais de banho; distribuição de pulseiras de identificação para crianças e atendimento de ocorrências com primeiros socorros em caso de acidentes.

O CBM contará com apoio logístico de embarcações (lanchas e jet ski), ônibus, micro-ônibus, veículos operacionais, nadadeiras, tubo de resgate para salvamento (recue tube, barracas e kit de primeiros socorros).

O CBMPA disponibilizará socorristas do Grupamento de Socorro e Emergência para trabalhar em viaturas de resgate nos serviço rodoviário nas barreiras de Mosqueiro (PA – 391); Santa Maria do Pará (BR – 316); Nova Timboteua; Santa Luzia do Pará e Goianésia. Para a operação estrada, 32 militares estarão empenhados.

Os militares Do CBMPA também ficarão de prontidão nos corredores da folia no carnaval de rua e realizarão atendimento pré-hospitalar em Santa Izabel do Pará; Vigia de Nazaré; São Miguel do Guamá; Abaetetuba; Cametá; Capanema; Tucuruí; Santarém; Alter do chão; Espaço pérola do tapajós; Óbidos. Parar a prevenção do carnaval de rua serão disponibilizados 115 militares.

Os serviços de Guarda vidas serão realizados em 40 balneários, a saber: REGIÃO DA CAPITAL (Outeiro, Cruzeiro, Cotijuba – farol, Cotijuba – vai quem quer, Mosqueiro); REGIÃO DO GUAMÁ (Marudá, Santa Rosa, Crispim, Colares, Algodoal, Orla beira rio, Caraparú); REGIÃO DO TOCANTINS (Caripi, Guajará de Beja, vila do Conde, Balneário do Castelo, Cuipiranga, Aldeia, Sirituba, Cametá Tapera, Beja, balneário do Levi); REGIÃO DO MARAJÓ ORIENTAL (Soure, Joanes, Salvaterra, Água Boa); REGIÃO DO CAETÉ (Salinópolis, São João de Pirabas, Peixe-boi, Ourém, Ajuruteua); REGIÃO DO MARAJÓ OCIDENTAL(Portel); REGIÃO DO LAGO DO TUCURUI (Praia do Alemão, Queiroz Galvão); REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS (Alter do chão; Pindobal; Maracanã; Aramanaí; Ponta de pedras; Cajutuba).

A Coordenação geral da operação ficará ao cargo do Tenente Coronel QOBM Alexandre Costa do Nascimento.

 

Texto e Fotos: ASCOM/CBMPA