Representantes do CBMPA participam de coletiva de imprensa na SEGUP sobre Operação Carnaval 2017.
Publicado: 17 de abril de 2017 - Hora: 16:40

5. Representantes do CBMPA participam de coletiva...

Na manhã desta quarta-feira, 22 de fevereiro, o Subcomandante Geral Coronel Lima; o Tenente Coronel Alexandre Costa do Nascimento e a Major Viviam, representaram o Corpo de Bombeiros do Pará na coletiva de Imprensa sobre a Operação Carnaval que foi realizada na SEGUP.

A Operação Carnaval 2017 será realizada no período de 24 de fevereiro a 02 de março e mobilizará cerca de 7 mil agentes de segurança. Para apresentar os serviços que serão desenvolvidos pelos órgãos de segurança do Estado, a Secretaria de Segurança Pública promoveu uma coletiva de imprensa onde foram apresentadas todas as ações a serem realizadas durante o período carnavalesco.

De acordo com a SEGUP 142 localidades do interior do Estado e da região metropolitana de Belém receberão reforço das ações preventivas e de combate à criminalidade.

O trabalho operacional da segup objetiva assegurar a tranquilidade dos foliões e da população em geral, assim como do patrimônio, além de manter os dados estatísticos de redução dos índices de acidentes, como os do ano passado.

Neste ano Quinhentos e dezenove militares do Corpo de Bombeiros do Pará trabalharão na Operação Carnaval , com a finalidade de regular, orientar e implantar o Plano de Ação da Corporação no que diz respeito ao serviço de prevenção e resposta à urgência e emergência por ocasião das festividades carnavalesca.

Os militares do CBMPA irão atuar nos serviços de guarda vidas nos balneários da região metropolitana de Belém e interior do Estado. Ainda atuarão nos serviços de resgate rodoviário e prontidão em carnaval de rua.

Nos balneários 344 guarda-vidas realizarão o serviço preventivo com orientações sobre os riscos dos locais de banho; distribuição de pulseiras de identificação para crianças e atendimento de ocorrências com primeiros socorros em caso de acidentes.

O CBM contará com apoio logístico de embarcações (lanchas e jet ski), ônibus, micro-ônibus, veículos operacionais, nadadeiras, tubo de resgate para salvamento (recue tube, barracas e kit de primeiros socorros).

O CBMPA disponibilizará socorristas do Grupamento de Socorro e Emergência para trabalhar em viaturas de resgate nos serviço rodoviário nas barreiras de Mosqueiro (PA – 391); Santa Maria do Pará (BR – 316); Nova Timboteua; Santa Luzia do Pará e Goianésia. Para a operação estrada, 32 militares estarão empenhados.

Os militares Do CBMPA também ficarão de prontidão nos corredores da folia no carnaval de rua e realizarão atendimento pré-hospitalar em Santa Izabel do Pará; Vigia de Nazaré; São Miguel do Guamá; Abaetetuba; Cametá; Capanema; Tucuruí; Santarém; Alter do chão; Espaço pérola do tapajós; Óbidos. Parar a prevenção do carnaval de rua serão disponibilizados 115 militares.

Os serviços de Guarda vidas serão realizados em 40 balneários, a saber: REGIÃO DA CAPITAL (Outeiro, Cruzeiro, Cotijuba – farol, Cotijuba – vai quem quer, Mosqueiro); REGIÃO DO GUAMÁ (Marudá, Santa Rosa, Crispim, Colares, Algodoal, Orla beira rio, Caraparú); REGIÃO DO TOCANTINS (Caripi, Guajará de Beja, vila do Conde, Balneário do Castelo, Cuipiranga, Aldeia, Sirituba, Cametá Tapera, Beja, balneário do Levi); REGIÃO DO MARAJÓ ORIENTAL (Soure, Joanes, Salvaterra, Água Boa); REGIÃO DO CAETÉ (Salinópolis, São João de Pirabas, Peixe-boi, Ourém, Ajuruteua); REGIÃO DO MARAJÓ OCIDENTAL(Portel); REGIÃO DO LAGO DO TUCURUI (Praia do Alemão, Queiroz Galvão); REGIÃO DO BAIXO AMAZONAS (Alter do chão; Pindobal; Maracanã; Aramanaí; Ponta de pedras; Cajutuba).

A Coordenação geral da operação ficará ao cargo do Tenente Coronel QOBM Alexandre Costa do Nascimento.

Texto e Fotos: ASCOM/CBMPA