Doadoras do Projeto Banco de Leite recebem lembranças em comemoração ao Dia das Mulheres
Publicado: 18 de abril de 2017 - Hora: 09:45

5. Doadoras do Projeto Banco de Leite...

Equipe do Projeto Bombeiros da Vida entregaram na manhã desta segunda-feira (06), várias lembranças às doadoras do Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará durante o recebimento das doações nas residências mães, com objetivo de reconhecer a contribuição, e de homenageá-las pelo Dia nacional das Mulheres, que será comemorado no próximo dia 08 de março.

Tiane Lima, moradora do bairro da Terra Firme gostou de receber a lembrança e destacou. “é bom ser lembrada pela equipe dos bombeiros da vida com esse brinde que representa a comemoração ao dia das mulheres, e é um gesto que motiva ainda mais doar o leite materno as crianças que precisam”, disse.

Segundo o Cabo do Corpo de Bombeiro, José Junior, que trabalha há nove anos no Projeto Bombeiros da Vida, esta programação foi uma forma de reconhecer a importância da mulher no Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa. “As doadoras que estão sendo homenageadas são consideradas muito importantes no Projeto Bombeiros da Vida, porque contribuí diretamente na manutenção da vida”.

A Voluntária Civil, Iasmim Chagas, que trabalha no Projeto há mais de um ano no setor de coleta de leite e entrega de vidros para a capitação, considera a homenagem como forma de reconhecimento a importância da mulher. “A entrega de lembranças às doadoras serve para reconhecer a figura feminina não só como mãe, mas também como mulher”, frisou.

Histórico do Projeto Bombeiro da Vida

Idealizado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Bombeiros da Vida surgiu com o objetivo de aumentar e complementar a coleta de leite humano. Implantado em 2002, em Belém, através de uma parceria entre o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O Projeto participa diretamente de atividades como: sensibilização das puérperas, cadastramento de doadoras, coleta domiciliar de leite doado, divulgação em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros, com a finalidade de apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, e estimular a doação de leite humano no Estado.

São realizadas diariamente, contato telefônico com as doadoras, organização das rotas por bairros para a realização da coleta domiciliar, visitas domiciliares e registro do leite doado, para posterior controle de qualidade, por uma equipe composta de 14 militares e 06 voluntárias civis. Por dia, cerca de 70 atendimentos domiciliares são realizados, com orientação das mães quanto à ordenha e armazenamento adequado do leite que será doado, assim como é oferecido apoio em dificuldades que possam ter ao amamentar.

Desde sua fundação, o Projeto tem contribuído de forma significativa para o aumento de estoque de leite humano no Banco de Leite, pois houve redução da falta de leite para o berçário. Até maio deste ano, como resultado da atuação direta do Projeto Bombeiros da Vida, foram realizadas 5.688 visitas domiciliares, com cerca de 36 atendimentos de apoio as mães, principalmente os relacionados aos problemas da amamentação: fissuras, ingurgitamento, mastite, entre outros.

Atualmente o PBV está com 248 doadoras cadastradas, e está sob a coordenação da Sargento BM Rubenita. O Projeto percorre 35 bairros da região metropolitana de Belém, bem como os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara e Distrito de Mosqueiro.O desafio é ampliar as atividades desenvolvidas e expandir o número de doadoras ativas, uma vez que o volume de leite coletado ainda não é suficiente para alimentar os recém-nascidos internados no berçário da FSCMPA.

Texto: ASCOM/CBMPA

Fotos: Sargento Carlos Cesar