CBMPA E CEDEC REALIZAM REUNIÃO DE PREVISÃO E MONITORAMENTO CLIMÁTICO E HIDROMETEREOLÓGICO DO ESTADO
Publicado: 26 de abril de 2024 - Hora: 10:14

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM REUNIÃO DE...

Na última quinta-feira, 25, ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), uma apresentação sobre o prognóstico climático para os meses de maio, junho e julho de 2024, com revisão dos dados climatológicos observados no mês de abril para base comparativa de previsões futuras. O encontro foi organizado pela Rede de Previsão Climática e Hidrometereológica do Pará e reuniu representantes do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro Regional de Belém do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), do Instituto Tecnológico Vale (ITV), da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Barcarena (COMPDEC/Barcarena), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CBMPA/CEDEC).

O prognóstico climático serve para orientar o planejamento e a execução de ações preventivas, especialmente desafios de estiagem e incêndios florestais, ambos muito frequentes na região norte. Tais informações são vitais para o CBMPA, que utiliza esses dados para estruturar suas operações de gestão de recursos hídricos e combate a incêndios.

O relatório completo com o prognóstico climático será divulgado no início do mês de maio e será disponibilizado para as instituições e para o público em geral, assegurando que as informações cheguem a todos os interessados e contribuam efetivamente para as medidas de preparação e resposta aos fenômenos climáticos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil valorizam a parceria com outros órgãos governamentais e trabalham aruduamente para atender com efetividade a população paraense.

Texto e imagens: Ascom CBMPA.