CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE REUNIÃO DE ALINHAMENTO DE NOVO APLICATIVO DE SEGURANÇA
Publicado: 3 de maio de 2024 - Hora: 11:58

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE REUNIÃO...

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 02, no Centro Integrado de Operações (CIOP), uma reunião de alinhamento do novo aplicativo de segurança “Alerta Celular”, implementado através da Secretaria de Segurança Pública do Pará (SEGUP). A ocasião reuniu representantes da Polícia Científica, da SEGUP, da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito (DETRAN), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). Contou com a presença do Comandante Geral e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, e do Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

O aplicativo surgiu a partir da necessidade de potencializar a identificação e recuperação de aparelhos celulares em ocorrências de roubo. E visa, através do registro do número de IMEI, o rastreamento do aparelho roubado. O aplicativo também servirá para gerar uma base de dados concreta acerca dos casos de roubo/furto de aparelhos celulares. Registros necessários para a realização de pesquisas e implementação de novas estratégias de ação.

Outros estados do Brasil também implementaram seus respectivos aplicativos, é o caso dos estados de Pernambuco e Piauí, que apresentam efetividade com as novas ferramenta. O Governo Federal possui o site “Celular Seguro”, que apresenta-se como solução pós-roubo bloqueando e inutilizando o aparelho roubado, impedindo o acesso. Os aplicativos vigentes em outros estados podem possibilitar um banco nacional de dados e subsidiar o estreitamento das áreas de rastreamento. Na ação integrada, o CBMPA irá auxiliar no cadastro e divulgação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fortalecem alianças com outros órgãos de segurança pública e trabalham para melhor atender a sociedade paraense.

Texto e imagens: Ascom CBMPA.