Carregando agora

FÉ E DEVOÇÃO: CBMPA E CEDEC REALIZAM AÇÃO DE PREVENÇÃO E RESPOSTA NO CÍRIO DE NAZARÉ 2024

O mês de outubro carrega o evento mais aguardado pelos paraenses há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré, manifestação cultural que leva às ruas cerca de dois milhões de admiradores e devotos de Nossa Senhora de Nazaré. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), participam todos os anos da “Operação Círio”, ação integrada com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), que reuniu neste ano de 2024, oito mil agentes e cerca de 400 bombeiros militares que estiveram em pontos específicos das romarias garantindo a proteção dos turistas e fieis.

Na primeira semana de homenagens, com o fluxo de romeiros chegando em Belém, o CBMPA trabalhou incessantemente na prevenção e monitoramento dos principais pontos dos cortejos, além de realizar vistoria no ITA Center Park e nas arquibancadas do Círio, por meio do Centro de Atividades Técnicas (CAT), que também realiza a fiscalização e montagem de instalações provisórias, como palcos, palanques, arquibancadas e queima de fogos de artifício. Neste serviço, foram empregados 34 militares vistoriadores, que fiscalizaram todas as instalações montadas nas Avenidas Boulevard Castilho França, Presidente Vargas e Nazaré. Além disso, os bombeiros orientaram a população sobre os principais perigos em casos de superlotação nesse tipo de ambiente.

Na romaria fluvial, que percorre a Baía do Guajará, foram empregados 24 especialistas aquáticos em 7 embarcações equipadas com bombas d’água para conter quaisquer riscos de incêndios, coletes salva-vidas, boias, cilindros e materiais de mergulho, em casos de naufrágio e afogamentos. Na Trasladação, que ocorreu na noite do sábado que antecedeu o Círio, 114 bombeiros estiveram dispostos em pontos estratégicos prontos para atuar no atendimento de romeiros e outras possíveis ocorrências. Na ocasião, foram utilizadas 8 Viaturas de Resgate, um Posto de Comando de Atendimento Móvel e 7 Autos Bomba Tanque.

Na procissão do Círio de Nazaré, evento principal, foram empregados 136 bombeiros militares, com 6 Viaturas de Resgate, 4 Autos Bomba Tanque e 1 Auto Bomba Salvamento. Em todas as romarias, o Posto de Atendimento Pré-Hospitalar esteve a todo vapor para atender os romeiros. Além disso, o CBMPA e CEDEC também atuaram na Romaria Rodoviária, Motoromaria, Traslado Belém – Ananindeua, Missa e procissão na Orla de Icoaraci, Missa e abertura oficial do Círio e Traslado de carros garantindo a segurança e bem-estar dos fieis, O Grupamento de Socorro e Emergência (GSE) também iniciou uma ação para dar comida, água e realizar curativos e massagens aos promesseiros. O CBMPA e CEDEC, ainda cumprindo a agenda do Círio 2024, irão atuar na Festividade de Nossa Senhora de Nazaré – Círio Musical, Romaria dos Corredores, Procissão da Acessibilidade, Romaria das Crianças, Romaria da Juventude, Ciclo Romaria e na noite de encerramento das festividades do Círio.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil trabalham de maneira integrada para garantir a segurança dos romeiros que fazem parte das celebrações do Círio de Nazaré, Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

 

Publicar comentário