Carregando agora

Concerto da Banda Sinfônica encerra celebração dos 169 anos do CBMPA e o Dia Nacional do Bombeiro Militar

Concerto da Banda Sinfônica encerra celebração dos 169 anos do CBMPA e o Dia Nacional do Bombeiro Militar

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) celebrou no dia 07 de julho de 2025, no Theatro do Paz, os seus 169 anos de fundação e o Dia Nacional do Bombeiro Militar com uma programação especial que uniu conquista institucional, valorização profissional, momentos de fé e um encerramento memorável: o concerto da Banda Sinfônica do CBMPA, que emocionou o público e encerrou oficialmente a comemoração da data. O evento contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, CEL QOBM Jayme de Aviz Benjó, e os regentes: Maestro CAP QOEBM Moisés Freitas Gonçalves, Maestro 1º TEN Especialista em Música da Aeronáutica Josiel de Sousa Saldanha, Maestro 1º TEN do Exercito Ednaldo da Silva Souza, Maestro 2º TEN QOEBM Claudemir Rodrigues, Maestro STEN BM Daniel Ferreira Santos, Maestro Inspetor da Guarda Municipal de Belém Alex Maia, Maestro Professor Mestre Elienay Carvalho e o Regente do Coral Neemias Serafim.

A apresentação teve como tema “Super Heróis” um tributo emocionante aos verdadeiros heróis da vida real, os bombeiros, que diariamente arriscam suas vidas para salvar outras pessoas, e através da música, a banda expressou gratidão e admiração por esses profissionais incríveis, que são um exemplo de coragem e dedicação.

Realizado ao fim da solenidade, o concerto especial foi o ponto alto das celebrações. Com um repertório cuidadosamente selecionado, a Banda Sinfônica conduziu uma apresentação que exaltou a trajetória da Corporação, homenageou os bombeiros militares e traduziu em música o orgulho de pertencer a uma instituição com quase dois séculos de serviços prestados à sociedade paraense. Além disso, a programação contou com uma apresentação cultural emocionante com o Sons do Pará, que trouxe um toque de autenticidade e tradição paraense ao evento. As crianças da Escola de Música SH MUSIC também tiveram a oportunidade de se apresentar , demonstrando seu talento e paixão pela música.

As crianças da Escola de Música SH MUSIC também tiveram a oportunidade de se apresentar, demonstrando seu talento e paixão pela música. Em um momento especialmente tocante, as crianças cantaram o Hino do Soldado do Fogo, Hino dos Bombeiros, emocionando o público com suas vozes afinadas e seu entusiasmo. Essa apresentação permitiu que os presentes se sentissem ainda mais conectados à Corporação e ao seu trabalho.

Outro destaque da solenidade foi a simulação em tirolesa realizada pelo Grupamento Busca e Salvamento (GBS), que demonstrou o dia a dia do trabalho da corporação e impressionou o público com a habilidade e destreza dos bombeiros militares. Essa apresentação permitiu que os presentes tivessem uma visão mais próxima da importância do trabalho realizado pelos bombeiros militares e da complexidade das operações de busca e salvamento.

A apresentação contou com a presença de autoridades civis e militares, bombeiros da ativa e da reserva, familiares e convidados. A sensibilidade da música, somada à excelência técnica dos músicos militares, tornou o concerto um momento de conexão entre tradição e emoção, encerrando com grandeza a programação comemorativa.

A agenda solene também foi marcada pela assinatura da nova Lei de Organização Básica (LOB), um avanço significativo para a modernização da estrutura administrativa e operacional do CBMPA, além de representar um importante passo na valorização da tropa.

Outro destaque da cerimônia foi a formatura do Curso de Graduação de Sargentos (CGS), o curso representa a qualificação dos militares praças da corporação possibilitando uma promoção dos sargentos, desse modo, reforçando a hierarquia, a qualificação técnica e a liderança dentro da Corporação. O evento ainda contou com um culto ecumênico, reunindo diferentes expressões de fé em um momento de agradecimento e proteção à missão dos bombeiros militares.

Com 169 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará reafirma seu compromisso com a excelência, a valorização de seus profissionais e o serviço à sociedade. E, neste ano, foi a música que encerrou, com emoção e significado, mais um capítulo dessa trajetória de coragem e honra.