CBMPA E CEDEC PROMOVEM AULA INAUGURAL DA 40ª INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO – INC FLORESTAL 2025
Na manhã desta quarta-feira, 16, o Quartel do Comando Geral(QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realizou a aula inaugural da 40ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC Florestal 2025. O evento contou com a presença do Comandante-Geral do CBMPA, CEL QOBM Jayme de Aviz Benjó e outros militares que vieram prestigiar o momento.
O nivelamento tem como coordenador o 1° TEN QOBM Paulo Victor de Oliveira Furtado e é ofertado pela Força Nacional de Segurança Pública e desenvolvido no período de 16 a 21 de julho de 2025, com carga horária total de 50 horas/aula. A Instrução conta com 45 alunos de todos os quartéis do CBMPA além de instrutores do 8 militares da Força Nacional pertencentes aos Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).
O 1º TEN Victor, coordenador do curso, falou sobre a instrução:
“O curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento Florestal é fundamental para habilitar os militares a lidar com práticas de combate a incêndios florestais e prevenção. Com duração de cinco dias, o curso aborda táticas e técnicas essenciais para enfrentar os desafios dessa região, especialmente no sul e sudeste do Pará, áreas com alto índice de focos de incêndio. O objetivo é capacitar os militares para atuar de forma eficaz nessas situações críticas.”
O objetivo do curso é capacitar os militares para atuar de forma eficaz em situações críticas, especialmente no sul e sudeste do Pará, áreas com alto índice de focos de incêndio. Com a conclusão do curso, esses profissionais estarão aptos a se juntar à equipe da Guarnição de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) da “Operação Fênix”.
CB BM Eloísa, aluna do nivelamento, expressou algumas palavras sobre a importância de fazer a INC FLORESTAL:
“Eu gostaria de agradecer a oportunidade. É uma honra estar participando desse nivelamento, representando o 5º GBM de Marabá. Espero que esse curso possa agregar valor aos meus conhecimentos e à minha carreira militar, permitindo-me levar essa expertise para a região sudeste do Pará, que é severamente afetada por incêndios florestais durante grande parte do ano. Estou ansioso para ser um multiplicador desse conhecimento e compartilhar minhas experiências com outros, contribuindo assim para a minha carreira e para a segurança da região.”
Na ocasião, o STEN Sousa Lima do CBMMA, chefe da equipe da Força Nacional, RESPAD, homenageou o Comandante Geral do CBMPA, CEL QOBM Jayme de Aviz Benjó, o Comandante Operacional, CEL QOBM Ricardo, e o Coordenador do Curso, 1º TEN Victor, com a Moeda da Amizade da Força Nacional de Segurança Pública.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reafirmam o dever da instituição de capacitar os bombeiros militares para atuarem no combate aos incêndios florestais e estarem preparadas para servir, proteger e salvar a população paraense.