Bombeiros da Vida

Idealizado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Bombeiros da Vida surgiu com o objetivo de aumentar e complementar a coleta de leite humano. Implantado em 2002, em Belém, através de uma parceria entre o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O Projeto participa diretamente de atividades como: sensibilização das puérperas, cadastramento de doadoras, coleta domiciliar de leite doado, divulgação em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros, com a finalidade de apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, e estimular a doação de leite humano no Estado.

São realizadas diariamente, contato telefônico com as doadoras, organização das rotas por bairros para a realização da coleta domiciliar, visitas domiciliares e registro do leite doado, para posterior controle de qualidade, por uma equipe composta de 18 militares e 04 voluntárias civis. Por dia, cerca de 70 atendimentos domiciliares são realizados, com orientação das mães quanto à ordenha e armazenamento adequado do leite que será doado, assim como é oferecido apoio em dificuldades que possam ter ao amamentar.

Atualmente o PBV percorre 55 bairros da região metropolitana de Belém.  O desafio é ampliar as atividades desenvolvidas e expandir o número de doadoras ativas, uma vez que o volume de leite coletado ainda não é suficiente para alimentar os recém-nascidos internados no berçário da FSCMPA.