2º Grupamento Bombeiro Militar – Castanhal

3. Unidades
  5. 2º Grupamento Bombeiro Militar – Castanhal

Histórico da unidade

A cidade de Castanhal, no Pará, recebeu sua primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar no dia 30 de dezembro de 1981, quando o 1º TEN José Cupertino Corrêa se deslocou com 18 (dezoito) guerreiros do fogo, para compor 2º Grupamento de Incêndio (2ºGI), improvisado do Ginásio de Esportes Loyola Passarinho. O quartel foi criado para responder aos intensos casos de incêndios que assolaram a população castanhalense, e obrigavam guarnições a se deslocarem diariamente de Belém no começo da década de 80.
Em 1990, após a emancipação do CBMPA, as instalações do 2ºGI foram deslocadas para o endereço permanente na Tv Floriano Peixoto, nº 1716, no bairro Pirapora em Castanhal. Em 1994, após ampliações e melhorias em sua estrutura, o quartel dos bravos combatentes de Castanhal foi inaugurado pelo então governado Jader Barbalho como 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM).
Atualmente a unidade cobre um total de 10 municípios, são eles: Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Maracanã, Marapanim, São Francisco do Pará, Terra Alta, Magalhães Barata e São Domingos do Capim.
O 2º GBM possui, ainda, sobre sua tutela o programa “Escola Da Vida” que atende crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, moradores das comunidades do município de Castanhal, objetivando repassar princípios educacionais, cidadania e disciplina; visando conscientizar as crianças e adolescentes de sua importância na sociedade.

Área de atuação:

Municípios de: Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, Terra Alta e Vila do Apeú;

Comandante: TCEL QOBM Carlos Hirouyki Nagano Nishida.

Subcomandante: MAJ QOBM Fabio Cardoso Ferreira.

Contatos da unidade

Endereço: Tv.Floriano Peixoto,N°1716,Pirapora-Castanhal