2º Grupamento Bombeiro Militar – CASTANHAL

Histórico da unidade

A cidade de Castanhal, no Pará, recebeu sua primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar no dia 30 de dezembro de 1981, quando o 1º TEN José Cupertino Corrêa se deslocou com 18 (dezoito) guerreiros do fogo, para compor 2º Grupamento de Incêndio (2ºGI), improvisado do Ginásio de Esportes Loyola Passarinho. O quartel foi criado para responder aos intensos casos de incêndios que assolaram a população castanhalense, e obrigavam guarnições a se deslocarem diariamente de Belém no começo da década de 80.
Em 1990, após a emancipação do CBMPA, as instalações do 2ºGI foram deslocadas para o endereço permanente na Tv Floriano Peixoto, nº 1716, no bairro Pirapora em Castanhal. Em 1994, após ampliações e melhorias em sua estrutura, o quartel dos bravos combatentes de Castanhal foi inaugurado pelo então governado Jader Barbalho como 2º Grupamento Bombeiro Militar (2º GBM).
Atualmente a unidade cobre um total de 10 municípios, são eles: Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Maracanã, Marapanim, São Francisco do Pará, Terra Alta, Magalhães Barata e São Domingos do Capim.
O 2º GBM possui, ainda, sobre sua tutela o programa “Escola Da Vida” que atende crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, moradores das comunidades do município de Castanhal, objetivando repassar princípios educacionais, cidadania e disciplina; visando conscientizar as crianças e adolescentes de sua importância na sociedade.
Tem como seu atual comandante, o Sr TCel QOBM Olímpio Augusto Coelho de Oliveira, e como subcomandante, o Sr Maj QOBM Thiago Augusto Vieira Costa. Seu efetivo conta, atualmente com 88 (oitenta e oito) militares, 03 voluntários civis, 14 (quatorze) viaturas operacionais e administrativas.

Comandante: TCEL QOBM OLÍMPIO AUGUSTO COELHO DE OLIVEIRA

Subcomandante: MAJ QOBM THIAGO AUGUSTO VIEIRA COSTA