22º Grupamento Bombeiro Militar – Cametá

3. Unidades
  5. 22º Grupamento Bombeiro Militar – Cametá

Histórico da unidade

O corpo de bombeiro militar se instalou em Cametá, por consequência do fatídico incêndio que destruiu toda a feira municipal, no dia 15 outubro de 2001 chegou uma guarnição que necessitou permanecer para salvaguardar imóveis ameaçados de saqueamento e incêndio. Em de 24 de dezembro de 2001, criou-se o 9º Subgrupamento Bombeiro Militar/Independente – Cametá, que necessitou mudar para o 22º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR através do Decreto nº 1357, de 28 de agosto de 2015, para melhor atender a comunidade cametaense, e a jurisdição que abrange os municípios de: Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Mocajuba e Baião.
Além dos serviços operacionais, esta instituição atendendo o novo modelo de segurança pública “PACTO PELA PAZ” e os moldes desenhados pelo “PROPAZ”, e preocupada em minimizar ocorrências de natureza domésticas, implementado no ano de 2012 o PROJETO BOMBEIRO VAI À ESCOLA. E no ano de 2013, foi dado continuidade ao PROJETO ESCOLA DA VIDA (POLO BOTINHO CAMETAENSE), os quais contam com a parceria de secretaria municipal de educação.
O PROGRAMA ESCOLA DA VIDA (POLO BOTINHO CAMETAENSE) é um projeto de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que tem como intuito oferecer as crianças informações, orientações, treinamento, educação e base de apoio para a formação do cidadão.
O programa possui foco em diversas instruções para formação do cidadão: Noções de primeiros socorros e salvamento aquático, educação física, ética e cidadania, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e coletiva, educação ambiental, ordem unida, prevenção e combate á incêndios, nós e amarrações, educação no trânsito, palestras diversas, entre outros.
Tem como objetivo disseminar a cultura de paz como forma de prevenção à violência por meio de atividades socioeducativas, culturais e desportivas às crianças e adolescentes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social do Estado do Pará, possibilitando que sejam protagonistas na transformação de sua realidade social, resgatando ou fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, bem como o permanente diálogo em estabelecer atitudes adequadas que previnem e amenizem possíveis situações de emergência, oferecendo a oportunidade de completar sua educação, através do desempenho de práticas suplementares ao processo educativo, facultando aos mesmos um desenvolvimento mental, moral, social e físico, preparando-os para o exercício pleno de cidadania; Já o PROJETO BOMBEIRO VAI À ESCOLA é um empreendimento social que atende alunos da rede regular de ensino, Em turmas direto nas escolas, com 10 encontros de 02h por dia uma vez na semana, obedecendo os horários disponibilizados pelas escola.
Os jovens atendidos além de conhecer todo o funcionamento desta instituição também recebem instruções de atendimento pré-hospitalar, atendimento e prevenção de principio de incêndio, prevenção de acidentes domésticos, desenvolvimento social, educação para o transito, educação ambiental e atividades  complementares como: pesquisas,  visitas nas dependências do quartel para entenderem todo o processo operacional no atendimento de ocorrências desde a entrada via telefone, os materiais utilizados nas ocorrências, os tipos de ocorrências atendidas. Além de Demonstração Técnico Pedagógica que ocorreu na Praça da Cultura, com o intuito de estreitar a relação Bombeiro X Comunidade através de ação educativa proporcionando momento de conhecimento em ações preventivas e socorro de emergência, por meio de exposição e demonstração pedagógica pelos alunos atendidos através dos empreendimentos sociais desenvolvidos por esta Unidade Bombeiro Militar. Com o projeto já foram atendidos diversos alunos da rede municipal de ensino.
Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar contribui com a sociedade na formação básica do cidadão, inserido na política social do Governo Estadual e do Governo Municipal por meio do PROPAZ, e consequentemente com o Estado do Pará para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas.

Comandante: TCEL QOBM Leandro Henrique Diniz Coimbra.

Subcomandante: 2º TEN QOBM Weslen Sanches de Farias.

Contatos da unidade

Endereço: Rua João Peres, Travessa Projetada, S/N, Bairro Marambaia, Cametá–Pa CEP 68400-000

Tel: (91)3781-1344

Comandante: (91) 98585-3703