15º Grupamento Bombeiro Militar – Abaetetuba

3. Unidades
  5. 15º Grupamento Bombeiro Militar – Abaetetuba

Histórico da unidade

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida, preservar a memória institucional é manter a instituição viva. Não diferente de outras instituições o 15º grupamento bombeiro militar de Abaetetuba antes denominado 3º SGI/I- Abaetetuba, uma unidade de tropa em nível de companhia independente, foi instalado no município de Abaetetuba no dia 23 de outubro de 1990. Nessa época, sua instalação era provisória em uma casa adaptada na Rua Barão do Rio Branco S/N no bairro Algodoal, deste município, contava com um efetivo provisório de 15 (quinze) homens, sua principal atividade era combate a incêndios e salvamento. Em novembro de 1992, instalou-se definitivamente na rua 1º de Maio, ainda como 3ºSGI/I.

Após 18 anos, mais precisamente no dia 25 de setembro do ano de 2008, o então Governo do Estado percebeu a necessidade de descentralizar os serviços de bombeiros militares objetivando diminuir o tempo-resposta das ocorrências, e como o quartel de Abaetetuba tinha como área de atuação os municípios de Igarapé-Miri, Moju e Tailândia, foi então elevado a categoria de Grupamento, passando a se chamar 15º Grupamento de Bombeiros Militar, como Órgão de execução da estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, neste município de Abaetetuba.

Hoje, o 15º GBM – Abaetetuba, atende os municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba, conta com um efetivo de 65 militares, além de ser Polo de formação de Praças. Sua estrutura conta com uma quadra poliesportiva, três blocos divididos em alojamentos, administrativo e auditório, garagens e área verde. O quartel do 15º GBM tem uma atuação efetiva na questão sociocultural do município de Abaetetuba, com o projeto social ESCOLA DA VIDA e BOMBEIROS NA COMUNIDADE, fazendo com que esta instituição Bombeiro Militar tenha total relevância para a comunidade, tanto na sua área de atuação quanto no que diz respeito a contribuir para o bem da comunidade de maneira geral.

Comandante: TCEL QOBM Cezar Alberto Tavares da Silva.

Subcomandante: MAJ QOBM Sidney José Quaresma Perna.

Contatos da unidade

Endereço: Rua 1° de Maio, N°2060, Bairro São Lourenço-Abaetetuba.

Tel: (91 )3751-1327/1333

Comandante:(91) 98899-6412